A canadense BlackBerry, outrora líder do mercado de smartphones, anunciou nesta quarta-feira que terceirizará a fabricação de telefones, que ficará nas mãos de um parceiro indonésio.

Continua depois da publicidade

Os telefones BlackBerry serão fabricados sob licença pela PT Tiphone Mobile Indonesia Tbk, permitindo que a empresa canadense se concentre em softwares e serviços, afirmou um comunicado conjunto.

A BlackBerry, que há uma década era um dos maiores fabricantes de smartphones, tem atualmente menos de 1% desse mercado, dominado pelos sistemas iOS, da Apple, e Android.

Na tentativa de se atualizar, no ano passado a BlackBerry lançou um telefone com sistema Android que resultou em um fracasso de vendas.

Já neste ano a empresa canadense anunciou que deixaria de fabricar seu clássico telefone com teclado físico como parte de seu processo de modernização.

Continua depois da publicidade

No entanto, os números da companhia continuam no vermelho, e nesta quarta-feira ela anunciou perdas de 372 milhões de dólares no segundo trimestre encerrado em 31 de agosto.

A BlackBerry tem buscado se concentrar na área de software, incluindo aplicativos de segurança, e este anúncio retira completamente a empresa da fabricação de telefones.

“Estamos chegando a um ponto de inflexão em nossa estratégia. Nossas bases financeiras são fortes, e nosso foco no software está se consolidando”, disse o diretor-executivo John Chen.

Analistas elogiaram a decisão da BlackBerry porque aconteceu em um momento em que o mercado mundial de smartphones está relativamente estagnado.

Continua depois da publicidade

“Durante vários anos o negócio dos aparelhos telefônicos foi uma distração para a BlackBerry e para os investidores,”, disse à AFP o analista da International Data Corporation, John Jackson.

Esse final é “uma boa notícia”, disse, afirmando que as ações da empresa tiveram uma alta após o anúncio.

bur-amc/rl/yow/gm/lp/cc