Um dos eventos mais esperados pelos consumidores durante o ano está chegando. Dessa vez, a Black Friday ocorre no dia 29 de novembro e, como de costume, traz uma série de descontos em diferentes produtos e para todos os gostos.
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Para os compradores que gostam de conferir o produto de perto, a preferência é pelas lojas físicas. Já para os que escolhem a comodidade de fazer suas aquisições sem sair de casa, as ofertas também são encontradas nas plataformas online.
E são esses os consumidores da internet que precisam redobrar a atenção para não cair em armadilhas, segundo o diretor do Procon de Santa Catarina, Tiago Silva, especialmente nesta época do ano:
— Chega esta época, começam existir novos sites que oferecem produtos por valores muito mais baixo do que o valor de mercado e, depois de uma quantidade de vendas, eles saem do ar. É um golpe.
A afirmação está embasada nas reclamações recebidas depois da Black Friday de 2018, quando diferentes sites foram acessados pelos consumidores, que efetuaram o procedimento para aquisição, mas não receberam seus produtos depois do prazo estipulado.
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Muitas das lojas online foram tiradas do ar, depois de um certo tempo. Outras, permaneceram ativas e continuaram dando problemas aos compradores. Por esse motivo, o Procon-SC divulgou uma lista com sites que devem ser evitados não só na última sexta-feira de novembro, mas nos demais dias também.
— É muito importante que as pessoas tenham cuidado redobrado nesta época, quando procurarem as lojas online. A nossa orientação é que sempre procurem pelo Procon de seu município, para checar a procedência — diz.
Confira dicas para compras online
– Pesquisar o CNPJ da empresa e conferir junto a Receita Federal.
– Preferir sites com mais tempo de mercado.
– Verificar se o endereço informado na página do site está correto.
– Erros de grafia podem indicar que a página está adulterada.
– Verificar se o site possui o cadeado de segurança ao lado do endereço e se possui “HTTPS” no começo da URL.
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– Fazer as compras de preferência em computador pessoal, com antivírus atualizado e com modelo de proteção de navegação. Esse recurso bloqueia acesso a sites fraudulentos automaticamente.
– Evitar navegar por ofertas recebidas por aplicativos como Whatsapp.
– Nos perfis das redes sociais, verificar se perfil é oficial da loja.
– Quando for fechar o negócio, verificar se o preço anunciado é o mesmo que consta no carrinho virtual.
– Observar o valor do frete.
– Conferir a política de troca: no caso das compras pela internet, o Código do Consumidor garante o direito do arrependimento. Até sete dias depois é possível cancelar a compra, devolver produto ou pedir dinheiro de volta se o item não estiver conforme o anunciado.
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