Nesta sexta-feira, o comércio eletrônico brasileiro promove uma das principais promoções do ano, a Black Friday. A promessa é de descontos de até 40% para itens mais sofisticados, como smartphones, tablets e TVS, e de até 80% para itens mais baratos, como roupas, livros e DVD0s. A expectativa é de R$ 978 milhões em vendas, 12% acima do ano anterior.

Continua depois da publicidade

Até as 11h, a Black Friday, promoção do comércio eletrônico, havia movimentado R$ 393 milhões, crescimento de 75,6% em relação ao mesmo período de 2014. Os dados são da ClearSale em parceria com o Busca Descontos, organizador da promoção. Já as categorias com mais transações registradas são Eletrodomésticos (R$ 101,57 milhões), Celulares e Smartphones e Celulares (R$ 81,83 milhões), Eletrônicos (R$ 64,76 milhões), Informática (R$ 35,67 milhões) e Móveis (R$ 16,51 milhões).

O designer Ronald Baptista do DC está na Florida, nos Estados Unidos, e mostra como foi a madrugada de promoções

Propaganda Enganosa lidera reclamações 

Continua depois da publicidade

Mais uma vez, as propagandas enganosas lideram as reclamações nesta Black Friday. O site Reclame Aqui somava, até as 12h30min, quase 2 mil reclamações, a maioria por ofertas enganosas (861). Outras queixas são de problemas para finalizar a compra (170) e divergência de preços na promoção (302). Entre os sites com maior número de queixas, estão KaBum, com 460 reclamações, Americanas (195), Submarino (160) e Netshoes (90).