O comércio norte-americano amanheceu movimentado nesta sexta-feira. Seguindo a tradição da Black Friday (Sexta-feira Negra, em português), as principais lojas norte-americanas abriram as portas para oferecer grandes promoções por 24 horas.

Continua depois da publicidade

Famoso nos Estados Unidos, o evento acontece na sexta seguinte ao dia de Ação de Graças, quando as principais lojas abrem as portas com ofertas. O dia marca o começo das compras de Natal. O termo “in the black” é adotado pelas varejistas dos EUA para se referir ao momento do ano em que os negócios voltam a lucrar.

Em grandes redes de varejo como a Sears e a Best Buy, consumidores fizeram filas ainda durante a madrugada do lado de fora das lojas para comprar com desconto produtos como eletrônicos, ferramentas e brinquedos.

Em 2010, o Brasil também ganhou sua própria versão do evento na internet: durante 24 horas, treze lojas de e-commerce do país oferecem produtos com até 70% de desconto por meio do site www.buscadescontos.com.br/blackfriday. Consumidores de todo o país podem participar acessando o site entre as 00h01min e as 23h59min desta sexta-feira.

Entre as lojas online que participam da promoção estão Walmart, Apple, Saraiva, Ponto Frio e Centauro. Os produtos com desconto incluem eletrônicos, eletrodomésticos, informática, celulares, CDs e DVDs, livros, games, vestuário e perfumaria.

Continua depois da publicidade