A Black Friday é uma das principais datas do comércio brasileiro e ela acontece na última sexta de novembro. Muitas vezes, as promoções divulgadas nesse período atraem os consumidores e, consequentemente, as empresas vendem mais.

Continua depois da publicidade

A Black Friday foi criada nos Estados Unidos na década de 1960. Inicialmente, a Black Friday surgiu como uma data de descontos no varejo norte-americano. Atualmente, ela é adotada em vários países pelo mundo, inclusive no Brasil. Neste ano, o evento acontecerá no dia 27 de novembro. Trata-se de uma ótima oportunidade para as empresas lucrarem e venderem mais.

Somente em 2019, de acordo com a pesquisa feita pela Ebit-Nielsen, a Black Friday movimentou R$ 3,2 bilhões somente em vendas on-line. Esse número representou um aumento de 23,6% em relação ao mesmo período de 2018.

Qual a origem da Black Friday?

Black Friday, traduzido para o português, significa Sexta-feira Negra. Trata-se de uma das principais datas de ofertas do Brasil. Como destacado anteriormente, o evento foi criado nos Estados Unidos na década de 60.

Continua depois da publicidade

A Black Frdiay se expandiu por diversos locais do mundo e chegou no Brasil em 2011 por meio do portal Busca Descontos. No país, o evento iniciou como um evento exclusivamente on-line. Posteriormente, as ofertas chegaram no varejo físico e hoje atingem também o pequeno e o grande varejista.

Black Friday: dicas e cuidados para aproveitar promoções e evitar problemas

Veja as 10 dicas para vender mais na Black Friday

Respeite o consumidor

Alguns clientes têm uma imagem negativa em relação a data. Tem gente que, inclusive, que a chama de “Black Fraude”. Por que será isso acontece?

Algumas lojas costumam aumentar bastante os preços de antes da data e depois voltam aos níveis normais durante a Black Friday. Os consumidores estão cada vez mais atentos aos falsos descontos e, por isso, é muito importante fornecer promoções verdadeiras.

Dessa forma, o seu estabelecimento não sofrerá consequências negativas, como um depoimento negativo no Reclame Aqui ou postagens negativas sobre o seu negócio nas redes sociais.

Continua depois da publicidade

Prepare para o aumento da demanda

Com os preços acessíveis, é natural que as pessoas tenham interesse em fazer mais compras. Por esse motivo, caso queira vender mais na Black Friday é necessário estar preparado para o aumento da demanda.

Prepare o estoque

Nesse momento pode surgir a seguinte dúvida: como estar preparado para o aumento da demanda? A melhor forma de vencer esse desafio é por meio de uma boa gestão de estoque.

Verifique quais serão os produtos com maior demanda e procure pelo um estoque reforçado dessas mercadorias. Dessa maneira, você poderá aproveitar mais oportunidades de venda.

Cacetinho, pão de trigo, francês: conheça curiosidades sobre o pão

Diversifique os meios de pagamento

A flexibilidade é uma das principais dicas para vender mais durante a Black Friday. Nesse contexto, é fundamental oferecer diversos meios de pagamento. Pode ser, por exemplo, o boleto bancário, o cartão de crédito, o cartão de débito, entre outros.

Continua depois da publicidade

Com isso, aumentam-se as chances de um cliente concluir uma determinada compra. Vale muito a pena fazer esse esforço nesse período, pois você conseguirá aproveitar mais oportunidade de vendas.

Vale ressaltar que se um determinado meio de pagamento for muito utilizado, considere a possibilidade de mantê-lo no seu estabelecimento para aproveitar futuras chances de fechar negócio com outros consumidores.

Crie um senso de urgência

Diversos gatilhos mentais são utilizados para melhorar as vendas nas empresas e essa realidade não é diferente na Black Friday. A escassez é um dos principais princípios utilizados nesse contexto com o objetivo de convencer as pessoas a comprarem.

Como aproveitar essa estratégia? Existem várias possibilidades podem ser exploradas. Você pode, por exemplo, utilizar um contador regressivo de tempo nos anúncios no seu site. Essa ação promoverá o gatilho da escassez e tende a aumentar o desejo de consumo por parte dos internautas. A estratégia, portanto, cria um senso de urgência nas pessoas.

Continua depois da publicidade

Quando acabar tempo, a empresa pode terminar a promoção específica e, assim, voltar o preço do produto ao padrão anterior.

Invista em marketing

O investimento em marketing é um dos principais segredos dos negócios de sucesso. No entanto, qualquer estratégia demanda tempo para gerar resultados. Por isso, é necessário planejamento.

Em relação a Black Friday pense em ideias de campanhas com pelo menos dois meses de antecedência. Dessa maneira, será possível fazer um bom planejamento e assim colher bons resultados.

Aproveite o ambiente digital para as promoções nas redes sociais e também no site da sua empresa. Utilize também as estratégias de e-mail marketing com o objetivo de ampliar a base de clientes. Por meio desse último canal, a companhia pode informar sobre as condições diferenciadas que serão ofertadas na Black Friday.

Continua depois da publicidade

Saiba onde comer frutos do mar em Florianópolis

​Busque engajamento nas redes sociais

O engajamento nas redes sociais é uma das questões mais importantes para as empresas melhorarem os resultados das estratégias de marketing e também otimizarem as vendas. Por isso, é muito importante estar atento em diferentes mídias sociais como Instagram, o Facebook, o Twitter, entre outras.

Há diferentes práticas que auxiliarão a colher bons resultados. A publicação de conteúdos valiosos nesses canais, o uso de hashtags, a utilização de boas fotos ou imagens etc.

Para aproveitar ao máximo os resultados dessas estratégias procure planejar com antecedência. Isso porque, o planejamento de conteúdo possibilita o direcionamento adequado das publicações com as características do seu público-alvo. Dessa maneira, a sua companhia tende a ter melhores resultados.

Invista nos produtos mais procurados

Isso vale tanto para o marketing quanto para a gestão de estoque. Verifique as demandas do mercado e priorize a divulgação nos produtos mais procurados, pois eles são os mais desejados pelos clientes.

Continua depois da publicidade

Quando for fazer compras com a intenção de compor o estoque na empresa, priorize os produtos mais procurados. Com isso será possível disponibilizar as mercadorias mais demandadas pelos clientes.

Tenha um bom atendimento

Trata-se de um dos principais segredos para aumentar número de vendas na Black Friday. O bom atendimento ajuda a esclarecer as dúvidas que os clientes possam ter sobre um determinado produto e conduz a pessoa na jornada de compra.

Além disso, os consumidores tendem a ter uma experiência positiva da sua marca e poderá recomendá-la aos amigos, ampliando a base de clientes dos negócios.

Faça pesquisa de satisfação pós-Black Friday

Após a data, faça uma pesquisa de satisfação com os clientes com o objetivo de saber o que pode ser melhorado na sua empresa. Isso pode incluir os preços, produtos, entrega etc. Dessa forma, será possível melhorar o desempenho da empresa nas próximas datas.

Continua depois da publicidade