Esta sexta-feira é dia de Black Friday. O comércio eletrônico e as lojas de varejo prometem grandes descontos por 24 horas, em particular para eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Mas a oferta vai além: há roupas, móveis e até dólares sendo prometidos a preço de banana. No entanto, é preciso ter cuidado para não cair em armadilhas ou aceitar falsas promoções. Confira dicas abaixo.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias do dia

ENCONTRE AS MELHORES OFERTAS

– Aproveite para antecipar as compras de Natal ou garantir aquele produto que há tempos pretende comprar. Muitas vezes, as condições valem a pena.

– Prefira pagar à vista no boleto ou em uma só vez no cartão, para evitar dívidas nos meses seguintes.

Continua depois da publicidade

– Esteja atento também a opções fora do varejo: passagens aéreas e até investimentos em corretoras prometem entrar no clima de Black Friday.

– Baixe aplicativos e veja sites que comparam ofertas e mandam alertas para as melhores promoções, como Econovia, Buscapé e Baixou Agora.

– Se algum produto realmente interessar, garanta a compra na hora, pois os sites costumam fazer um “rodízio” de ofertas enquanto há produtos de estoques.

Olho nas promoções das livrarias
Olho nas promoções das livrarias (Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS)

– Dê uma olhada nos livros: lojas costumam fazer o torra-torra de títulos mais antigos nesta data. É uma chance para renovar a biblioteca.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Procon está de olho em maquiagem de preço durante Black Friday

Saiba quando vale a pena fazer compras no atacarejo

CUIDADOS AO COMPRAR

– Verifique se o site é confiável para informar dados de cartão de crédito ou da conta bancária. As lojas seguras têm o Certificado de Segurança SSL – encontrado na barra de endereços – e devem conter um cadeado verde clicável.

– Avalie a reputação do vendedor em sites como Reclame Aqui, Buscapéou fóruns de debates de consumidores. Alguns serviços, inclusive os Procons, fazem mutirões especiais na Black Friday.

– Desconfie de ofertas milagrosas: descontos muito atrativos podem ser uma armadilha para chamá-lo a um site pouco confiável.

– Fique atento às condições de entrega: muitas vezes, o frete não está incluso no valor da compra e pode encarecer em demasia o produto. Também observe os prazos de entrega, que podem ser maiores no dia de ofertas.

Continua depois da publicidade

– Nunca realize compras ou acesse o internet banking usando Wi-Fi público ou dispositivos de lan houses. Isso pode comprometer a sua segurança, já que estes recursos públicos podem estar com vírus.

– Mantenha um registro em papel de suas compras e guarde todos os recibos. Se você notar na sua fatura compras que você não fez, entre em contato com a empresa de cartão de crédito imediatamente.

VEJA SE O SITE É VERDADEIRO

– Prefira sites conhecidos, em que você já tenha comprado ou visitado, para evitar cair nas mãos de algum portal “aventureiro” que tenta se aproveitar da euforia.

– Verifique se existe a sigla “https” na barra de navegação. Além disso, certifique-se de que o site possui selos de segurança. Isso mostra que o site é protegido e suas informações estão seguras.

Continua depois da publicidade

– Procure dados como CNPJ, endereço físico e contato da empresa. Sites de e-commerce falsos podem não disponibilizar essas informações.

Fontes: Procon-POA, Norton, e-Bit, Avast, Banco Itaú e consultor Gabriel Trindade