A Black Friday é uma das datas mais aguardadas pelo comércio. Essa questão não ocorre por acaso, pois as diversas promoções presentes nesse período atraem diversos clientes. Com isso, as empresas tendem a vender e a faturar mais nessa data.

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Neste ano, por causa da pandemia do coronavírus, a Black Friday 2020 terá algumas características diferentes e isso influenciará no desenvolvimento de outras tendências. As empresas que se adaptarem a esse novo cenário tendem a ter acesso a melhores oportunidades. Por outro lado, quem não se adaptar em relação as mudanças previstas pode ficar defasado no mercado.

Destacamos que essa data é bastante importante, especialmente no varejo. Pensando na importância do tema, o Google compartilhou algumas tendências de mercado para a Black Friday.

Quando será a Black Friday?

Antes de destacar quando será a data, é importante ressaltar o significado dela. Black Friday traduzindo para o português significa Sexta-feira Negra. Trata-se de uma das principais datas de ofertas do Brasil. A data foi criada nos Estados Unidos na década de 60 do século passado.

Ela se expandiu por diversos locais do mundo e chegou no Brasil em 2011. Desde então a data tem batido anualmente e de forma consecutiva recorde de vendas.
Atualmente, a Sexta-feira Negra é conhecida como uma data caracterizada pela concessão de descontos em diversos produtos de empresas dos mais variados setores, principalmente no varejo.

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A Black Friday ocorre sempre na última sexta de novembro. Dessa maneira, neste ano, o evento acontecerá em 27 de novembro. Vale destacar que o evento acontece sempre na sexta-feira após o feriado de ação de graças nos Estados Unidos.

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Como tem sido o desempenho desta data?

Desde 2010, a data tem registrado ótimos resultados no Brasil. Em 2019, não foi diferente. Se considerarmos apenas o varejo on-line brasileiro, o faturamento foi de R$ 3,2 bilhões de acordo com o levantamento da Ebit. Isso representou um crescimento de 23,6% nas vendas em relação ao mesmo período de 2018, quando as vendas totalizaram R$ 2,6 bilhões.

Para 2020, apesar da pandemia da Covid-19, há expectativa de alta de vendas na Black Friday. Isso porque, essa data é tradicionalmente aguardada pelos lojistas e, principalmente, pelos consumidores por causa do baixo preço oferecido em uma ampla linha de produtos. Trata-se, portanto, de uma grande chance para economizarem.

Neste ano, há uma tendência de aumento na procura e da demanda nas lojas virtuais ou nos e-commerces. Essa questão tende a acontecer por causa das regras de isolamento social, pois fazer as compras pela internet tornou-se uma opção mais segura para o momento atual.

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O que esperar das ofertas da Black Friday deste ano?

Por causa da pandemia da Covid-19, muitas companhias têm enfrentado dificuldades para se manter no mercado. De acordo com o levantamento feito pelo IBGE, mais de 700 mil empresas fecharam as portas por conta do Coronavírus.

Por outro lado, outras organizações conseguiram se adaptar a esse novo cenário e estão apostando nas lojas on-line. Para este ano, há uma tendência de aumento do número de ofertas no ambiente virtual. Nesse contexto, os e-commerces tendem a sair ganhando, pois conseguirão aproveitar mais oportunidades de vendas e, com isso, tendem a lucrar mais.

Quais as tendências para a Black Friday 2020?

A pandemia da Covid-19 contribuiu para impulsionar as compras on-line no Brasil. De acordo com um levantamento feito pela Ebit, 7,3 milhões de pessoas fizeram compras no ambiente virtual no primeiro semestre deste ano, o que representa uma alta de 38% em relação ao mesmo período do ano passado.

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Diante desse fato, podemos considerar que a Black Friday 2020 será diferente em relação aos anos anteriores e, com isso, novas tendências vão surgir no mercado. Muitas delas estão relacionadas às mudanças de exigências por parte do cliente, composição do preço (incluindo o valor do produto e o frete) e a diversificação dos produtos.

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Preço baixo é prioridade

A decisão do cliente em comprar ou não determinado produto está bastante relacionada com o preço de uma determinada mercadoria. No Google Trends, o termo “descontos e promoções” teve um aumento de mais de 50% nas buscas nos últimos 6 meses, no Brasil.

Isso quer dizer que mais pessoas estão interessadas em promoções e dispostas a aproveitar os descontos oferecidos pelas lojas. Com isso, as empresas que se destacarem na concessão de descontos ou promoções tendem a se diferenciar na Black Friday.

Busca por descontos

Destacamos anteriormente que o consumidor está interessado em descontos. Sem dúvida, é um grande atrativo para as pessoas fazerem as compras nesse período. Além disso, o cliente também está interessado em cashback. Essa prática consiste na devolução de parte do valor do produto ao comprador.

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Vale destacar, no entanto, que as empresas precisam ter critérios claros para definir o valor do cashback precisamente e de planejar como ele vai funcionar para evitar confusões ou outros desentendimentos.

Atenção ao frete

Destacamos anteriormente que o comércio virtual tende a ser uma tendência crescente por causa da pandemia. Além disso, ressaltamos sobre a importância das promoções e dos preços reduzidos.

Um dos principais elementos que compõem o preço é o valor do frete. Nesse contexto, as empresas que oferecem fretes grátis e expressos tendem a sair na frente. Além dessa questão, as lojas que fazem entregas em curto prazo também tendem a se destacar no mercado.

No entanto, o frete grátis não deve ser oferecido sem nenhum critério. É muito importante verificar os custos com transporte e também a margem de lucro da com a venda do produto. Caso o custo-benefício seja positivo, vale a pena conceder o frete gratuito. O planejamento financeiro e orçamentário, portanto, é muito importante nesse momento.

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Mudanças de exigências

Em um cenário de crescimento do comércio on-line é natural que aconteçam mudanças de exigências por parte dos clientes. Primeiramente, as lojas virtuais devem se preocupar em estar bem posicionadas nos buscadores. Para isso, precisam estar atentas com as estratégias SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca, traduzindo para o português) para estarem bem posicionadas nos mecanismos de busca.

Além dessa questão, as lojas virtuais devem saber lidar com a desconfiança por parte de alguns clientes, pois muitos deles ainda não têm plena confiança em comprar no ambiente on-line. Nesse contexto, é muito importante que as empresas respeitem os prazos de entrega para proporcionar uma boa experiência ao consumidor.

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Por fim, mas não menos importante, a Black Friday 2020 será uma ótima chance para os varejistas investirem em presença nos aplicativos digitais e também estabelecerem uma comunicação e um suporte humanizado com cliente.

Diversificação de produtos

As empresas que investirem na diversificação dos produtos também tendem a sair na frente no mercado. Isso porque, elas conseguiram atrair o maior número de clientes e tendem a aproveitar mais oportunidades de vendas.

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Quais setores devem se destacar?

Essa é uma das dúvidas mais comuns por parte dos comerciantes. Não tem como ser diferente, pois a pandemia da Covid-19 trouxe diversas tendências novas nas relações de consumo. Entre elas estão a maior presença das lojas on-line.

A Black Friday 2020 será marcada por novas tendências e as empresas terão que se adaptar a elas para se darem bem nesse novo contexto. Agora, você deve estar se perguntando: quais são os setores que tendem a se destacar no mercado? Basicamente são quatro. São eles:

Móveis e decoração: em 2020, estes termos apresentaram uma alta de 22 e 51% nas buscas no Google respectivamente. É um sinal de aumento da demanda das pessoas por esses produtos;

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Eletrodomésticos e telefonia: aqui há uma ampla linha de produtos. Entre eles estão os aparelhos de televisão, celulares etc. Com mais tempo em casa, muita gente tem aumentado a procura por esses produtos;

Alimentos e bebidas: ambos estão com aumento na procura nos buscadores. Em relação ao ano passado, o crescimento foi de 40 e 23% respectivamente;

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E-commerces ou lojas virtuais: diante de um cenário de isolamento social, as empresas que concentrarem os seus esforços nas lojas virtuais tendem a sair na frente. Nesse contexto, é muito importante que o site tenha uma interface intuitiva, que tenha um rápido carregamento, adaptável para dispositivos móveis (tablets e smartphones) e esteja bem posicionado nos mecanismos de busca.