Com a promessa de evitar fraudes nos descontos que irritaram os consumidores no ano passado, começa a partir da zero hora desta sexta-feira, a quarta edição brasileira da Black Friday – ou sexta-feira negra -, com descontos de até 80% em lojas físicas e online.
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Inspirada na tradicional liquidação que acontece todos os anos nos Estados Unidos, a Black Friday brasileira vai reunir produtos de 120 lojas com descontos de até 80%. A previsão é que as vendas ultrapassem R$ 340 milhões em 24 horas de ofertas.
Pedro Eugenio, criador do evento no país e CEO do site Busca Descontos, explica que para evitar a confusão de 2012, a Black Friday terá um código de ética elaborado em parceria com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. As empresas que assinarem o documento se comprometem a anunciar ofertas reais.
– Analisamos cada loja para constatar se está preparada para participar da promoção. Além disso, criamos um sistema para comparar a média histórica dos preços dos produtos em promoção – diz Eugenio.
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Lista inclui produtos do varejo e serviços
Além do código de ética, o Instituto Sieve, especializado em inteligência de preços no comércio eletrônico, será o responsável por certificar a veracidade das ofertas. Já o site Reclame Aqui vai ceder um canal exclusivo para o usuário denunciar e criticar as promoções.
Para encontrar o melhor preço, a dica é ter paciência e analisar as lojas com tempo. A lista de ofertas vai de produtos eletrônicos, roupas e cosméticos até diárias em resorts e passagens aéreas. Em 2013, Walmart.com.br, Magazine Luiza, Hering, Costão do Santinho, Angeloni, Submarino, TAM e Hotel Urbano prometem grandes descontos.
O site de compras Posthaus.com, com sede em Blumenau, vai dedicar uma página especial para a Black Friday, com a promessa de diversos artigos com até 80% de desconto, incluindo acessórios e roupas femininas. De acordo com Thiago Fernando Zutter, coordenador de e-commerce na empresa, em 2012, a Posthaus aumentou em 60% as vendas durante o evento na comparação com a média diária.
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– Tem muita empresa preparando a estrutura e os descontos. Nós já estamos planejando há 30 dias.
Além do crescimento no faturamento, o Black Friday é considerada um degrau para o varejo online. Devem participar neste ano 120 lojas, e a expectativa é atingir R$ 340 milhões em faturamento. Em 2012, foram 77 participantes e R$ 217 milhões em vendas.
Para evitar dor de cabeça:
– Procure comprar em lojas conhecidas ou indicadas por amigos e parentes
– Pesquise o nome da loja em órgãos de defesa do consumidor e em sites de avaliação e comparação de preços
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– Faça contato telefônico com a loja virtual e verifique se ela tem endereço, telefone fixo ou filial física. Observe informações como razão social, CNPJ e confirme esses dados no site www.receita.fazenda.gov.br. Se a situação estiver “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra
– Antes de comprar, leia a política de privacidade da empresa. Fique atento às formas de pagamento disponíveis, ao prazo de entrega e à política de troca e devolução de produtos
– Prefira empresas que aceitem pagamento com garantias via internet (por exemplo, www.bcash.com.br) e evite pagamentos em boletos ou depósitos bancários
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– Verifique se a loja possui conexão de segurança nas páginas de dados pessoais do cliente como nome, endereço, documentos, número do cartão de crédito. Geralmente essas páginas são iniciadas por “https://” e o cadeado está ativado (ícone amarelo em uma das extremidades da página)
– Desconfie de ofertas milagrosas e ganhos fora do comum principalmente de produtos eletrônicos e informática, pois podem ser falsificados ou roubados
– Salve ou imprima todos os passos da compra, inclusive e-mails de confirmação
Fonte: Ebit
Fique de olho:
– O site www.zoom.com.br vai monitorar as ofertas para identificas os produtos com maiores descontos, comparando os preços anunciados na data com promoções realizadas em períodos anteriores.
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– O Procon de São Paulo tem lista das lojas que devem ser evitadas. Basta acessar o endereço www.procon.sp.gov.br.