A missa da manhã deste domingo na Catedral de Lages foi bem diferente daquelas que os católicos estão acostumados a frequentar na cidade. A celebração teve uma dose extra de emoção, e marcou o aniversário de 50 anos de sacerdócio e a despedida do bispo dom Oneres Marchiori do comando da diocese local.
Continua depois da publicidade
Com 75 anos de idade, dom Oneres deixará o cargo ocupado desde 1987, em sucessão a dom Honorato Piazera, após ter o pedido de renúncia, feito há mais de um ano e meio, aceito pelo Vaticano.
Para ocupar o seu lugar, o Papa Bento XVI nomeou o frei Irineu Andreassa, 60 anos, natural de Iacri (SP), pertencente à Ordem dos Frades Menores (OFM) e pároco de Herculândia, Diocese de Marília (SP).
Cerimônia
A cerimônia de transmissão do cargo será no próximo domingo, dia 28. Porém, a missa deste domingo foi em clima de despedida. A Catedral lageana estava lotada de fiéis, que se emocionaram ao aplaudir dom Oneres.
Continua depois da publicidade
– Este homem é maravilhoso. Merece todos os aplausos e bênçãos divinas. Ele vai deixar muita saudade na nossa diocese, mas Deus há de querer que o próximo bispo seja tão bom quanto é o nosso dom Oneres – disse, chorando, a aposentada Júlia dos Santos, de 65 anos.
Lages
Natural de Carazinho (RS) e torcedor do Internacional gaúcho, dom Oneres chegou a Lages em 2 de março de 1950 com o sonho de ser padre, o que ocorreu em 21 de fevereiro de 1960, em Roma, na Itália.
Na missa deste domingo, ele lembrou que, em sua primeira noite no seminário, deitou a cabeça sobre o travesseiro e chorou, dizendo para si mesmo: “daqui não saio, daqui ninguém me tira”. E dom Oneres tornou-se um lageano de fato e, como ele diz, de papel passado. Em 50 anos de sacerdócio, 44 foram vividos em Lages.
– Agradeço a Deus todos os dias pelos 50 anos de realidade do sonho de ser padre. Agradeço a todos que me apoiaram durante esta longa jornada e peço desculpas por minhas atitudes nem sempre acertadas. Ficarei sem a responsabilidade pela diocese, mas continuarei vivendo aqui em Lages, essa cidade que me faz tão bem e onde vou passar o resto da minha vida – declara dom Oneres.
Continua depois da publicidade