A saúde é uma área que está sempre em evolução. A cada momento surgem novas técnicas, novos tratamentos, novas formas de abordagem de um mesmo problema. Neste sentido, a biomedicina tem capacidade de atualização e adequação diárias. Segundo a coordenadora dos cursos de Saúde da UniSociesc, Adrielli Tenfen Voltolini, os profissionais biomédicos estão cada vez mais preparados e capacitados para acompanhar essa evolução.
Continua depois da publicidade
– As perspectivas de crescimento de um profissional da área de biomedicina são altas em qualquer momento, principalmente em crises de saúde, como a que estamos vivendo – explica.
Para o presidente do grupo Catarinense Pharma, Adriano Bornschein Silva, a atuação dos biomédicos está se expandindo.
– Acreditamos que todas as ciências da saúde deverão ter uma grande aceleração nos próximos anos, visto a necessidade de desenvolvimento de novas soluções terapêuticas para combate ou prevenção de patologias. Neste cenário, a biomedicina pode auxiliar na busca de soluções de tratamento ou diagnóstico, pois os profissionais desta área aprofundam-se no campo de estudo dos serviços complementares de diagnóstico laboratorial e nas pesquisas das doenças humanas e seus fatores ecoepidemiológicos – comenta.
Além disso, é natural que, durante épocas como de uma pandemia, as pessoas procurem por opções que proporcionem a manutenção de uma boa imunidade. Associado a uma alimentação saudável e à prática de atividades físicas, o uso das medicações à base de produtos naturais, como os fitoterápicos, e dos suplementos está cada vez mais difundido.
Continua depois da publicidade
– Cada dia é aberto um campo maior para a biomedicina desenvolver novas formas de tratamento ou de diagnóstico, visando contribuir com o equilíbrio do corpo e da mente, com alternativas de tratamento eficientes e com menor índice de contraindicações ou de efeitos colaterais – destaca Adriano.
Pandemia acelerou o uso de fitoterápicos

Momentos de crise, como uma pandemia, são responsáveis por aumentar o nível de ansiedade e estresse das pessoas. Associando isso aos problemas financeiros que muitos passaram durante o período, o resultado pode ser um prato cheio para o aparecimento de crises de ansiedade e de problemas de sono.
– Pensando neste cenário, é fundamental a evolução de pesquisas que auxiliem no entendimento dos processos biológicos que são afetados em momentos de alto estresse e ansiedade, para que novas soluções terapêuticas possam ser desenvolvidas. A área da biomedicina é uma das especialidades fundamentais neste processo – ressalta Adriano.
Segundo ele, alguns fitoterápicos tiveram grande saída durante a pandemia.
– Segundo dados da consultoria de mercado Close-Up, os produtos feitos à base de Passiflora registraram crescimento significativo, especialmente no primeiro semestre de 2020, superando em 39% o consumo em relação ao mesmo período de 2019 – diz.
Continua depois da publicidade
Fitoterápicos e suplementos alimentares são os queridinhos do momento
Dia a dia crescem os estudos relacionados ao uso de fitoterápicos (medicamentos à base de plantas medicinais), novos tratamentos estéticos, aperfeiçoamento das técnicas de reprodução humana, entre outras áreas abrangidas pela biomedicina.
– Os fitoterápicos têm eficácia e segurança comprovada em uma série de tratamentos e, por terem a composição à base de plantas, são bem aceitos no mercado. Estamos sempre evoluindo em estudos focados em produtos à base de plantas ou para suplementação e aliando isso ao que o consumidor busca para a sua saúde e qualidade de vida – destaca Adriano.
Os suplementos alimentares também estão se popularizando cada vez mais. Indivíduos de todas as idades buscam alternativas de complementação da sua dieta, visto que a rotina intensa ou o acesso limitado a determinados grupos de alimentos acaba por gerar um déficit no consumo e armazenamento de diversos nutrientes, tais como as vitaminas e os minerais.
Por isso, a importância de utilizar os suplementos para complementar a dieta. Inclusive, vem crescendo o número de médicos e profissionais ligados à nutrição que solicitam avaliação de nutrientes em exames e recomendam o uso.
Continua depois da publicidade
Acompanhamento médico é fundamental
Os produtos fitoterápicos ou mesmo os derivados de produtos naturais, como extratos secos, por exemplo, tendem a causar menores efeitos adversos quando comparados a outros produtos. Entretanto, a mestre em química e doutora em ciências farmacêuticas Adrielli Tenfen Voltolini explica que esses medicamentos não devem ser utilizados sem o acompanhamento de um profissional.
– Vale a pena ressaltar que os produtos derivados de vegetais também podem causar malefícios à saúde quando não utilizados com orientação adequada. Por isso, é sempre importante a consulta com um médico ou farmacêutico – pondera a professora da UniSociesc.
Ela destaca, também, que a mídia e a divulgação constante dos hábitos saudáveis influenciam no aumento da procura pelos suplementos alimentares.
– A procura maior por exercícios físicos, cuidados com saúde, estética e prevenção e promoção de saúde leva a população a um consumo maior de alguns suplementos alimentares. Assim como os derivados de produtos naturais, estes suplementos precisam ter a utilização orientada por um profissional competente – orienta.
Continua depois da publicidade