O biólogo de Jaraguá do Sul, Christian Raboch Lempek, registrou nas redes sociais um fato curioso que ocorreu nesta quinta-feira (2), na cidade do Norte de SC. Após resgatar um gambá, o biólogo foi perseguido pelo bichinho e precisou correr para escapar da fúria do pequeno. O vídeo viralizou nas redes sociais.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

O biólogo, que atua na Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) – que possui o serviço de resgate de animais silvestres e trabalha fortemente educação ambiental – foi chamado para resgatar o gambá que entrou em uma empresa no bairro Ilha da Figueira, ainda na manhã de quinta.

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

— Os funcionários já o colocaram em um recipiente, para ele não fugir e não se machucar. E, como sempre faço, levamos o gambá para soltar em uma área de mata. Mas não sei se por conta do resgate ou por causa do transporte, ele ficou nervoso. E acabou vindo para cima. Mas isto é muito raro de acontecer, pois o gambá é um animal inofensivo e que costuma ter muito medo da gente — relatou o biólogo.

Continua depois da publicidade

O vídeo da corrida de Christian do gambá foi postado na noite de quinta e divertiu os internautas. “O gambá: tu é grande, mas não é dois”, disse um internauta. “Parece os boletos me perseguindo”, comentaram os seguidores do biólogo.

Assista ao vídeo

Animal protegido por lei

O gambá é um animal silvestre que pode ser facilmente encontrado em áreas urbanas, pois ele procura resto de alimentos. Christian, inclusive, costuma publicar diversos registros dos resgates destes pequenos.

— O gambá é um animal protegido por lei e, além de resto de alimentos, come animais que podem ser prejudiciais para a nossa saúde, como ratos e escorpiões. Por isso da importância de proteger ele — explicou o biólogo.

O gambá, após a perseguição, não ficou machucado, nem o biólogo, e Christian acompanhou até o animal adentrar novamente a área de mata.

Continua depois da publicidade

Proteção e resgate

Ao encontrar um animal silvestre, a orientação é não se aproximar e chamar os órgãos competentes para o resgate. Em Jaraguá do Sul, a Fujama pode ser contatada através da Ouvidoria da Prefeitura, pelo 0800-6420156, ou pelo número direto do órgão: (47) 3273-8008, das 7h30min às 17h. Fora deste horário e aos fins de semana, o chamado deve ser feito aos Bombeiros Voluntários, pelo 193.

Em outros municípios, a população pode procurar os bombeiros de sua cidade ou mesmo a Polícia Ambiental para o resgate de animais silvestres.

Leia também

Motociclista é surpreendido por cobra no guidão do veículo no Norte de SC

Bilionários, cobras, tiro: Cinco curiosidades de Jaraguá do Sul, que completa 148 anos