O baiano Bino Lopes, 28 anos, é o novo campeão brasileiro de surfe. Neste domingo, na Praia dos Molhes, em Torres, ele fez o que precisava para levantar o caneco: venceu David do Carmo nas quartas de final e saiu do mar carregado pelos fãs que acompanhavam a disputa na areia.

Continua depois da publicidade

— Foi difícil, mas eu consegui. Antes (de entrar no mar), botei um som no ouvido, não olhei para nada. Só pensei nas ondas que entrariam para mim. Mentalizei e aconteceu. Foquei em mim mesmo e fiz meu trabalho — comemorou.

Wianey Carlet: o novo herói brasileiro

Até Bino entrar na água, Charlie Brown e Willian Cardoso também seguiam com chances. Porém, a esperança dos concorrentes foi apagada pela performance do baiano, que somou 12,60 pontos nas suas duas melhores ondas, enquanto David do Carmo fez 10,53. 

Continua depois da publicidade

A vitória no campeonato nacional animou. Bino já tem planos para o futuro:

— Meu principal objetivo agora é WT (World Tour). Consegui meu objetivo que era ser campeão brasileiro, agora vamos passar para um próximo estágio. Espero ser integrante do WT em 2017.

Mick Fanning parabeniza Mineirinho pela conquista do mundial de surfe

Na fase semifinais, o campeão brasileiro foi derrotado pelo catarinense Willian Cardoso, que disputou a final com outro baiano, Marco Fernandez. Melhor para Fernandez, que ficou com o título da etapa de Torres e levou prêmio de R$ 20 mil, além de 8 mil pontos no ranking. 

*ZHESPORTES