Foi implantado nesta sexta-feira (21) o sistema binário na região da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O trânsito foi alterado em ruas dos bairros Carvoeira e Pantanal (veja vídeo com o que mudou abaixo). Outra novidade são três novas linhas que passaram a circular nas primeiras horas desta manhã. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Grande Florianópolis pelo WhatsApp

O sistema binário foi a solução apontada pela prefeitura para resolver o trânsito na região, que em horários de pico forma filas de quilômetros. A implantação ocorre após o fim das obras de duplicação de um trecho da rua Deputado Antônio Edu Vieira, no Pantanal. 

A Edu Vieira é inclusive um dos pontos centrais da mudança com o binário. Ela deixa de ser uma via de mão dupla e passa nesta sexta-feira a ser uma via de fluxo único. Na prática, não será mais possível ir em direção ao Centro ao Sul da Ilha por ela.

Quem passa a cumprir esse papel é a rua Capitão Romualdo de Barros. A via também tinha uma rótula, que foi desmanchada e passou a ter faixa preferencial. Outra via que sofreu ajuste é a rua João Motta Espezim.

Continua depois da publicidade

Ao Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV, o prefeito Topazio Neto defendeu que as mudanças vão melhorar o fluxo na região. Ele afirmou também que todas as alterações previstas para essa sexta-feira foram implantadas. 

—  O importante é que ficar parado na Edu Vieira ninguém merece — disse Topazio. 

A Guarda Municipal de Florianópolis está com equipes na região para monitorar o fluxo. Os agentes devem ficar durante todo o dia. Um balanço preliminar das primeiras horas desta sexta não apontou intercorrências graves na região. 

A “prova de fogo” da funcionalidade do binário deve ocorrer na segunda-feira (24), quando o fluxo de veículos será maior. 

Veja como era e como ficou o trânsito na região da UFSC

Novas linhas de ônibus 

Outra mudança na região foi no transporte coletivo. A principal alteração foi a desativação da linha UFSC-Semidireto. Quem substitui o trajeto é a nova linha Ticen-UFSC, que conta com 94 partidas e percorrerá os bairros Pantanal e Carvoeira. 

Continua depois da publicidade

A estimativa da prefeitura é que o trajeto da linha seja finalizado em 10 a 15 minutos — a administração diz que hoje o tempo é de 35 minutos, mas os trajetos são diferentes e a linha extinta percorria uma área maior. 

Com extinção do UFSC-Semidireto, passageiros relembram histórias do ônibus e lamentam: “Fim de uma lenda”

Outra linha que será criada com a implantação do binário é a Titri-Pantanal via UFSC. A previsão é de que sejam 40 partidas diárias percorrendo a Trindade e o Pantanal. 

Após a implantação do binário, as duas linhas de Volta ao Morro Norte (135 e 137) serão unificadas (e os horários somados) na linha 135 – Volta ao Morro Norte via Titri. 

Continua depois da publicidade

Já as duas linhas de Volta ao Morro Sul (136 e 138) serão unificadas na linha 138 – Volta ao Morro Sul via Titri. Sendo assim, as linhas 136 – Volta ao Morro Carvoeira Sul via TITRI e 137 – Volta ao Morro Pantanal Norte via Titri serão desativadas.

*Com Carolina Fernandes, da NSC TV

Leia também

Veja o que abre e fecha em Florianópolis no feriado de Tiradentes

Catamarã de Florianópolis passa por reparos e terá nova vistoria após acidente