O trânsito no novo binário da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, pode ser liberado até 15 de dezembro, na alta temporada de verão. Esta é, pelo menos, a expectativa do secretário Transportes e Infraestrutura, Rafael Hahne.

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Ele afirma que, até lá, a pavimentação do binário deve estar concluída e o tráfego de veículos possa ser liberado. Depois disso, ficam os acabamentos da obra, como pintura e finalização das calçadas.

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Já a nova ponte não deve ficar pronta nem nesta e nem na próxima temporada: o prazo de finalização da obra, que ainda está em fase de estaqueamento provisório, é para o primeiro semestre de 2025. Isso porque, depois desta fase, ainda é necessário o estaqueamento definitivo e a construção da ponte em si. A obra começou em abril deste ano.

Binário da Lagoa

Com a implantação do binário, quatro vias devem passar a ter sentido único: a Avenida das Rendeiras, a Rua Mandala, a nova via e a Avenida Acácio Garibaldi. A nova via é paralela à Avenida das Rendeiras e está recebendo pavimentação em paver.

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As obras de abertura da nova via começaram em maio e, ao todo, o projeto do binário recebeu R$ 4,3 milhões em investimentos.

Como fica o trajeto com o binário

Segundo a prefeitura, após a implantação do binário, quem sair da ponte da Lagoa em direção às praias do Leste deve percorrer 660 metros das Rendeiras em pista única, pegar a rua Mandala à direita e a nova via à esquerda até a Acácio Garibaldi. Ali, o motorista segue na Acácio Garibaldi à direita, se quiser ir à Joaquina, ou pega a SC-406, em direção à Praia Mole ou adiante.

Já quem vem de um desses destinos em direção ao Centro, vai percorrer as Rendeiras em pista dupla até a altura da rua Mandala, e depois seguir em pista simples, margeando a lagoa.

Novo terminal lacustre da Lagoa

Além do binário e da nova ponte, um novo terminal lacustre também está em construção. A expectativa é que esta obra fique pronta até a metade de 2024, e deve triplicar a capacidade atual de passageiros. Atualmente, o terminal fica na cabeceira da ponte existente, ao lado do Centrinho, e viabiliza a chegada dos visitantes na Costa da Lagoa, onde se chega apenas de barco ou a pé por trilha.

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Atualmente, 27 barcos com capacidade total de 1.626 passageiros fazem a rota Centrinho-Costa da Lagoa-Centrinho de hora em hora. A ideia do novo terminal é, além de aumentar a capacidade de barcos atracados e em espera, melhorar a acessibilidade e conforto dos usuários.

Nova ponte

A construção da nova ponte da Lagoa da Conceição começou em abril. Atualmente, três bate-estacas fazem o estaqueamento provisório da futura travessia.

Em paralelo, o aterro em rocha, que vai abrigar a cabeceira da nova estrutura no Centrinho está em processo de finalização. Do outro lado da lagoa, o aterro para a outra cabeceira já foi concluído, conforme a prefeitura.

O projeto prevê que a nova ponte fique à direita da ponte atual. Ela deve ter estrutura em concreto armado, com guarda-corpos e formato curvo. Serão 214 metros de extensão e 17 metros de largura, com duas faixas de rolamento de 3,5 metros de largura.

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A ponte também deve ter uma ciclovia bidirecional, conectando com a ciclovia das Rendeiras e a ciclofaixa ligada ao Terminal da Lagoa (TILAG). Os investimentos nas obras somam R$ 53 milhões.

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