Pela primeira vez na cidade, o dançarino Bill T. Jones será uma das principais atrações do 40º Festival de Dança de Joinville. Diretor de uma companhia dos Estados Unidos, ele traz o espetáculo “What Problem?” para a noite de abertura do evento, no dia 17, no Centreventos Cau Hansen. A reportagem do AN conversou de maneira exclusiva com o artista, que falou sobre temas como racismo, sexualidade e arte.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Jones já esteve sete vezes no Brasil, porém, sempre no Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A sua última passagem pelo país foi em 2006. Em Joinville, ele conta que o espetáculo vai apresentar quem ele é: homem negro, estadunidense, e gay.
— Comecei a lidar com essa ideia da dança sobre beleza, poética e verdade. A verdade é que penso como posso envolver o mundo em todos os diferentes níveis: política, sexualidade, todas essas coisas. Ser honesto com essa questão. Essas causas fazem parte de quem eu sou — explica.
Em “What Problem?”, Jones diz que começa falando sobre solidão, crescer em uma comunidade alemã, guerra civil e os motivos dos pais não morarem mais no sul dos EUA.
Continua depois da publicidade
— Para mim, é muito importante ter as referências que usamos no show. Eu tive um sonho com Martin Luther King. É definitivamente algo que [o público] deveria ouvir e pesquisar sobre isso antes de ver o show para entender sobre quais lutas estamos falando — reflete.
No Festival de Dança de Joinville, Jones ainda diz que quer aprender mais sobre o evento e conhecer diversos estilos de dançarinos, de arte e cultura do Brasil.
O Festival de Dança de Joinville, que completa 40 anos em 2023, será realizado entre 17 a 29 de julho e contará com um dia a mais de mostra competitiva em relação ao ano anterior e uma nova atração competitiva: o Festival da Sapatilha.
Outro destaque dentre as novidades é a Dance Parade, quando dançarinos realizarão apresentações em plena avenida Beira Rio.
Continua depois da publicidade
Os ingressos para a noite de abertura do Festival de Dança, com a apresentação do espetáculo “What Problem?”, podem ser adquiridos pela internet. A apresentação está marcada para as 19h e o Centreventos abre as portas uma hora antes.
Leia também
Bolshoi de Joinville vai apresentar espetáculo com companhia de Israel no Festival de Dança
Balé do RJ faz campanha para vir ao Festival de Dança Joinville: “Da favela para o maior”
Famílias de baixa renda podem ter ingressos de graça para o Festival de Dança de Joinville