O cofundador da Microsoft Bill Gates se mantém como o homem mais rico do mundo, à frente do mexicano Carlos Slim. A fortuna de Gates é estimada em 79,2 bilhões de dólares, três bilhões a mais que no ano anterior, segundo lista divulgada pela revista Forbes.

Continua depois da publicidade

Fazem parte da mais recente lista 54 pessoas nascidas no Brasil ou com dupla cidadania. Nessa relação à parte, Jorge Paulo Lemann, empresário no ramo de cervejaria, figura em primeiro lugar (26º no ranking geral), com bens pessoais avaliados em 25 bilhões de dólares. A seguir, aparecem o banqueiro Joseph Safra (17,3 bilhões de dólares; 52º) e o também empresário no setor de cerveja, Marcel Herrmann Telles (13 bilhões de dólares; 89º).

A exemplo de Gates, Slim, rei das telecomunicações no México, viu sua riqueza aumentar em valores superiores a cinco bilhões de dólares (de 72 bilhões de dólares em 2014 para 77,1 bilhões de dólares). Isto não bastou para que ele recuperasse o posto que ostentou entre 2010 e 2013.

Bill Gates propõe água feita de cocô

Leia as últimas notícias de ZH

Continua depois da publicidade

A única mudança entre os cinco primeiros da lista de multimilionários é a ascensão do empresário e investidor Warren Buffett (72,7 bilhões de dólares) do quarto para o terceiro lugar, passando a ocupar a posição que antes pertencia ao espanhol Amancio Ortega, criador da marca de roupas Zara (64,5 bilhões de dólares), ainda segundo a revista.

Larry Ellison, fundador da Oracle, se mantém com uma fortuna avaliada em 54,3 bilhões de dólares.

Um dos exemplos de maior destaque é a inclusão de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, entre os 20 primeiros na nova lista. Sua fortuna pessoal chega a 33,4 bilhões, com 4,9 bilhões de dólares a mais que no ano passado.

O número de multimilionários continua a crescer e voltou a bater novo recorde, com 1.826 indivíduos na comparação com os 1.645 da última lista. O número de mulheres presentes na relação também subiu (de 172 a 197), ou 15% de aumento nos últimos doze meses.

O aumento do dólar na comparação com o euro teve um impacto significativo na lista deste ano, beneficiando multimilionários dos EUA em detrimento dos europeus, acrescentou a publicação.

Continua depois da publicidade

Desta maneira, estão presentes no ranking 536 cidadãos dos EUA, seguidos de chineses (213), alemães (103), Índia (90) e Rússia (88). Se fosse um país, o estado da Califórnia, nos EUA, ocuparia o terceiro posto com 131 representantes.

Lista atinge novo recorde de multimilionários Evan Spiegel, cofundador do aplicativo Snapchat, é o mais jovem entre os multimilionários, aos 24 anos e uma fortuna que gira em torno de US$1,5 bilhão, assim como o sócio Bobby Murphy, um ano mais velho.

A lista também traz outros empreendedores com menos de 40 anos, casos dos cofundadores do portal de buscas Airbnb, especializado em hospedagem (Nathan Blecharczyk, Brian Chesky e Joe Gebbia), ou os sócios no sistema Uber, que oferece carros com serviço de motorista (Garrett Camp e Travis Kalanick).

Além de Slim e Ortega, somente mais três bilionários entre os 20 primeiros não são cidadãos dos EUA: os franceses Liliane Bettencourt (10ª), herdeira e principal acionista da empresa de cosméticos L’Oreal, e Bernard Arnault (13º), dono da marca de artigos de luxo LVHM, e o investidor Li Ka-shing (Hong Kong, 17º).

Continua depois da publicidade

Quase dois terços dos multimilionários (1.191 pessoas) fizeram fortuna por seus meios, enquanto 635 receberam herança total ou parcial.

* AFP