A prefeitura de Biguaçu anunciou nesta quarta-feira (24) a construção de uma nova sede para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município. A obra tem custo estimado de R$ 200 mil adquiridos por emendas parlamentares. A meta de acordo com secretário de saúde da cidade, Daniel Luz, é publicar a licitação em até 30 dias e inaugurar a nova estrutura até o fim do ano.
Continua depois da publicidade
O investimento na nova sede está sendo feito para viabilizar a ampliação da UPA que atualmente realiza uma média 9 mil atendimentos por mês, de acordo com a administração municipal.
A nova construção será feita em um terreno ao lado do prédio atual e tem tamanho estimado de aproximadamente 200 metros.
— Essa alteração será para beneficiar os dois serviços. O SAMU ganha um espaço pensado para eles e podemos viabilizar a ampliação dos serviços da UPA incluindo na área que ficará vaga serviços de referência pediátrica e odontológica. — afirma Luz
O SAMU de Biguaçu atende também os municípios de Antônio Carlos e Governador Celso Ramos oque equivale a uma população de aproximadamente 100 mil pessoas, somando os três municípios.
Continua depois da publicidade
De acordo com o secretário, atualmente o município recebe uma verba de R$ 21.909 reais por mês do Ministério da Saúde para manter as atividades. O serviço possui duas ambulâncias, uma delas rodando e outra como estepe. A manutenção do atendimento 24 horas é feita com duas equipes completas que alternam turnos.
Veja o projeto da estrutura:
