Um mutirão de exames ginecológicos preventivos vai atender mulheres em Biguaçu, na Grande Florianópolis, no próximo sábado (23). O serviço será disponibilizado para moradoras que não conseguiriam realizar os exames durante os dias de semana, mas deve ser agendado com antecedência. 

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

No dia do mutirão, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) atenderão pacientes das 8h às 12h e das 13h às 17h para a realização de papanicolaou, o exame citopatológico do colo de útero. 

Para participar, é necessário solicitar agendamento de forma presencial em uma UBS do município. 

Com o papanicolaou é possível diagnosticar câncer de colo uterino e doenças sexualmente transmissíveis, como tricomonas e HPV. O exame é feito por meio da coleta de células do colo do útero e a amostra é analisada em laboratório. 

Continua depois da publicidade

Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), é recomendado que mulheres a partir de 25 anos realizem o papanicolaou regularmente e de forma preventiva.

O câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina no Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Cerca de 6,6 mil mulheres morram vítimas da doença em 2020. 

A Secretaria de Saúde de Biguaçu orienta que as moradoras não devem manter relações sexuais dois dias antes do exame e nem usar duchas íntimas, cremes ou medicações vaginais. No dia da coleta, as mulheres não podem estar mensatruadas. 

Leia também

Crianças de Florianópolis serão atendidas em contêineres devido à lotação de hospital

Continua depois da publicidade

Indígenas organizam uma aldeia no Centro de Florianópolis com shows e feira de artesanato

Moradores de Florianópolis têm água cortada após fim de acordo entre Casan e banco