A dez dias do Réveillon, a Prefeitura de Biguaçu anuncia que não vai realizar a tradicional festa em Balneário de São Miguel no dia 31 de dezembro. E nem teria como mesmo: a Administração Pública sequer havia aberto processo licitatório para pagamento de estrutura de palco, atrações culturais e fogos de artifício.
Continua depois da publicidade
Em nota oficial, a Prefeitura justificou a decisão a partir do decreto nº 159/2015, que estabeleceu na metade do segundo semestre uma série de medidas para contenção de despesas. O prefeito Ramon Wollinger explicou o cancelamento da festa da virada. Segundo o administrador, será economizado entre R$ 60 mil e R$ 100 mil.
O prefeito planeja apoiar os blocos de carnaval do município com a economia medida que, segundo ele, será avaliada mais próximo da data conforme o cenário econômico.
Eventos particulares em restaurantes continuam
Os restaurantes da orla do Balneário de São Miguel devem manter a programação com ceia e música ao vivo. É o caso de um dos mais tradicionais, o Miramar. A filha do dono, Renata de Simas, que toca o estabelecimento, diz que os administradores da região já nem esperam muita coisa nesta data.
Continua depois da publicidade
? Geralmente ficamos sabendo se vai ter alguma coisa na semana ou no dia. Antigamente tinha mais fogos, mas diminuiu de uns dois, três anos para cá. Os restaurantes devem abrir normalmente, porque daqui se tem uma boa vista dos fogos de Florianópolis.
Economia
Entre as medidas de economia adotadas pela Prefeitura, foram reduzidos os salários do prefeito, secretários e superintendentes municipais em 50%, além do número de secretarias (de 21 para 16). Outras providências foram a redução de cargos comissionados, funções gratificadas e funcionários contratados em caráter temporário. As restrições têm o objetivo de controlar as despesas públicas em atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal frente à queda de arrecadação e dos repasses federais e estaduais.
Mas a Prefeitura garante que nenhuma das medidas interfere na continuidade de obras em andamento e previstas, como a pavimentação de ruas, construção de creches e unidades de saúde, funcionamento da UPA 24 Horas e Hospital Regional de Biguaçu, revitalização do Mercado Público e implantação do sistema de esgotamento sanitário.