O ano mal começou e os moradores de Biguaçu estão tendo que conviver com uma situação que desanima até mesmo os mais esperançosos. As ruas da cidade estão tomadas por lixo desde o dia 1º de janeiro, quando a empresa responsável pela coleta, a Proactiva, parou de recolher o lixo.

Continua depois da publicidade

Pelas calçadas e lixeiras montanhas de lixo se formam, causando mau cheiro e atraindo insetos e ratos. O morador do bairro Saudade, Márcio José da Silva, relata que a última coleta foi no dia 31:

— Tem lixo pra todo lado, ainda mais com a festas, tá uma situação péssima. Ninguém nos avisou nada — disse.

A Proactiva Meio Ambiente informou pela assessoria de imprensa que o contrato de coleta de resíduos com a Prefeitura de Biguaçu venceu à meia-noite do dia 31 de dezembro de 2016. Devido ao fato de o contrato não ter sido renovado, desde então, a empresa não é mais a responsável pelo serviço em Biguaçu, cabendo à Prefeitura executar a coleta ou contratar terceiro para a finalidade. A Proactiva destacou ainda que o aterro sanitário localizado em Tijuquinhas,no norte da cidade, permanece disponível para receber gratuitamente o lixo domiciliar coletado em Biguaçu.

Continua depois da publicidade

Secretaria de Obras vai fazer a coleta enquanto impasse não é resolvido

Por meio de nota, a Prefeitura de Biguaçu informou que os serviços da Proactiva foram paralisados devido à impossibilidade de renovação do contrato. Segundo a Prefeitura, a empresa possui dívidas referentes a impostos no total de R$ 1.083.736,26, atualizadas até o dia 03 de janeiro, conforme levantamento da Diretoria de Tributos . Para renovar o contrato uma das exigências legais é a apresentação da certidão negativa de débitos.

Ainda de acordo com a nota, a Proactiva também solicitou reajuste no contrato que não pode ser atendido devido ao atual momento econômico e financeiro que Biguaçu passa. Todas as medidas administrativas e judiciais necessárias para a solução do entrave serão tomadas pela Procuradoria Geral.

Até que seja renovado o contrato ou outra empresa seja contratada para os serviços, o recolhimento emergencial do lixo será realizado com caminhões por trabalhadores da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura. A Prefeitura ainda pediu a compreensão dos moradores no momento, já que não dispõe de maquinário e mão de obra especializada para esses trabalhos, o que pode gerar atrasos ou precariedade no recolhimento nas regiões mais distantes da área central.

Continua depois da publicidade