Desde esta segunda-feira (13), a prefeitura de Biguaçu autorizou a abertura do comércio de rua, hotéis e pousadas, seguindo o que foi estabelecido pela portaria do Governo de Santa Catarina no último domingo, diante da pandemia de coronavírus. Restaurantes, bares, cafés, padarias e lanchonetes deverão permanecer fechados, sendo liberadas somente a venda para retirada no balcão ou a entrega em casa (delivery).

Continua depois da publicidade

​​​​> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

Porém, o prefeito Ramon Wolinger se manifestou preocupado em entrevista ao Notícia na Manhã, da CBN Diário, pois acompanhou pessoas nas ruas e dentro de estabelecimentos sem a máscara. O chefe do Executivo municipal fiz que pode aplicar multa, fechar o local ou até restringir novamente as atividades se a situação não mudar. Ele lembra que não saímos da quarentena e que devemos seguir respeitando as medidas consideradas importantes para evitar a disseminação do novo coronavírus.

— Desde o começo, seguimos toda a determinação do governo do Estado, (mas) nós podemos apertar mais. Tenho visto muitas pessoas que não estão obedecendo o que determinamos. É possível mudarmos nossa estratégia para a aplicação de multa, o que não é o objetivo da prefeitura, até porque o comerciante já está passando dificuldades financeiras — declarou.

Ouça a entrevista com o prefeito de Biguaçu Ramon Wolinger para a CBN Diário:

Os estabelecimentos estão sendo orientados a oferecer máscaras aos clientes que chegarem sem o equipamento. Wolinger alega que os itens de proteção obtidos pelo município foram destinados prioritariamente a servidores, como profissionais de saúde e da assistência social. A fiscalização nas ruas é feita pelas Secretarias de Saúde e de Planejamento, Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Ambiental, Defesa Civil e Fundação Municipal do Meio Ambiente (Famabi).

Continua depois da publicidade

Se algum estabelecimento estiver descumprindo as regras, o cidadão poderá ligar para os telefones 190 da Polícia Militar e 181 da Polícia Civil, ou fazer a denúncia pelo aplicativo PMSC Cidadão.

Regras de funcionamento das atividades liberadas em Biguaçu:

– Todos os funcionários deverão usar máscaras de proteção;

– O estabelecimento deverá ofertar álcool em gel para uso dos funcionários e clientes;

– A entrada deverá ser controlada mantendo o distanciamento mínimo de 4 m² (2 metros) entre as pessoas. Esse controle deverá ser feito nas áreas interna e externa;

– Os bancos, terminais de autoatendimento, cooperativas de crédito e lotéricas deverão intensificar o controle de distanciamento e normas de higienização.

Continua depois da publicidade

Leia também: Com exceção de Florianópolis, maiores cidades de SC reabrem comércio de rua após decreto de Moisés