“Você pode viver sem design, mas com design você vai viver melhor.” A frase de Freddy Van Camp, curador da Bienal Brasileira de Design 2015, que começa hoje em Florianópolis, resume bem a ideia do evento, que deve mudar os ares e alguns ambientes da Capital nos próximos dois meses.

Continua depois da publicidade

Esqueça aquele design voltado exclusivamente à estética, mais elitista ou supercaro. A intenção é disseminar o conceito de design acessível a todos e que promova, acima de tudo, a qualidade de vida dos usuários.

– Já houve uma integração muito grande do design com a arte, porque no século passado o visual era o mais importante. Depois passou a ser a tecnologia e hoje o importante é a interação entre produto e usuário – diz Roselie Lemos, coordenadora-geral da Bienal e presidente do Centro Design Catarina.

O foco da Bienal Brasileira deste ano é o design para todos, que engloba o design público, com produtos utilizados para atendimento das necessidades públicas, como sinalização de trânsito e meios de transporte; design especial, para atender a população que tem algum tipo de necessidade, desde os que necessitam de óculos aos que necessitam de rampas de acesso; e ainda o design democrático.

Fator de inovação e competitividade

Continua depois da publicidade

O design também pode e deve ser um fator de inovação e de competitividade das empresas. Freddy Van Camp, que fundou o departamento de protótipos da Consul, em Joinville, reforça que no mundo globalizado, as matérias-primas e mão de obra estão igualadas em toda parte. É neste contexto que o design ganha mais relevância:

– No Brasil, a gente ainda não acordou para isso, que o design é um fator estratégico, no qual se introduz elementos da cultura e de criatividade de determinada sociedade e que faz com que aquele produto se sobressaia. Isso que agrega valor ao produto. O design é o fator mais barato de inovação que nós temos disponível.

Outro aspecto evidenciado na Bienal é o entrosamento entre design e tecnologia. Joias criadas com impressão 3D são exemplos do que poderá ser criado em um futuro bem próximo.

– O design está intimamente ligado ao desenvolvimento tecnológico. Ele potencializa e humaniza a tecnologia, é através dele que as pessoas têm acesso à tecnologia e passam a compreendê-la de modo mais íntimo e até mesmo a desejá-la – afirma Fabrício Pires Lima, supervisor de Design de Produto, do departamento Design Industrial da Intelbras.

Continua depois da publicidade

::: PROGRAME-SE

A Bienal Brasileira de Design 2015 ocorre de hoje a 12 de julho. Confira a programação completa em www.bienalbrasileiradedesign.com.br.

Design para Todos?

Fruto de uma experiência vivida na Bienal de 2010, em Curitiba, apresenta um conjunto de cartazes sobre o tema da acessibilidade, desenvolvidos especialmente para a Bienal por 20 artistas gráficos convidados. A mostra será distribuída em três locais de exibição: Parque de Coqueiros, Jurerê Open Shopping e Calçadão do Mercado Público.

Data: 17 de maio a 12 de julho

Em locais abertos

Design Holandês no Palácio do Povo

Mostra que vem da Holanda, inspirada no local de exibição, o Museu Cruz e Sousa, antigo palácio onde os governadores trabalhavam e residiam. Apresentará um contraponto mais atual ao interior tradicional do palácio, em torno de uma ideia central: o uso cotidiano de uma casa e a mudança de seu papel nos últimos tempos.

Data: 17 de maio a 12 de Julho

Horário: de terça a sexta das 10h às 18h. Sábado, domingo e feriados das 10h às 16h

Onde: Museu Cruz e Sousa (Rua Arcipreste Paiva – Centro, Florianópolis)

Design para todos – Para uma vida melhor – Mostra Principal

Estarão representados exemplos de design gráfico, embalagens, ambientes e serviços, além de projetos de todas as regiões do país.

Continua depois da publicidade

Data: hoje para convidados. Público em geral, de amanhã a 12 de julho

Horário: de terça a sábado das 10h às 20h30min. Domingos e feriados, das 10h às 19h30min

Onde: CIC (Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis)

Design Participativo – Coletivos Criativos

Voltada para projetos que representam legados tangíveis e intangíveis para a cidade de Florianópolis.

Data: 23 de maio a 12 de julho de 2015

Horário: de terça a sábado das 10h às 20h30min. Domingos e feriados das 10h às 19h30min

Onde: Museu da Imagem e do Som, no CIC

Design Tecnológico

Baseado em tecnologias digitais propõe uma revolução de usos.

Data: 22 de maio a 12 de julho

Horário: de terça a sábado das 10h às 20h30min. Domingos e feriados das 10h às 19h30min

Onde: CIC, Sala Lindolf Bell

Seminário internacional

Designers, pesquisadores, doutores e professores de instituições respeitadas no Brasil e no mundo discutem o tema central da Bienal, “Design para Todos”.

Data: hoje e amanhã

Onde: Auditório da Fiesc

Criação Catarina

A exposição vai revelar o lado criativo da indústria, seus processos e tecnologias, oferecendo ao público uma boa visão da dimensão e da extensão da atividade do design catarinense.

Data: 2 de junho a 12 de julho

Horário: todos os dias das 10h às 19h30min

Onde: Fiesc (Rod. Admar Gonzaga, 2765)