Dois dias depois de o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, afirmar ter ficado com medo ao andar de bicicleta na cidade, o ciclista Everton Luiz Machado, 22 anos, morreu atropelado na SC-401. A morte dele será lembrada por uma bicicleta fantasma que será colocada no local do atropelamento no próximo sábado.

Continua depois da publicidade

O ciclista sofreu traumatismo craniano depois de ser atingido por um Corsa em frente ao cruzamento que dá acesso ao Bairro Ratones, no Norte da Ilha. O carro tinha placas de Biguaçu. As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas.

O delegado Ilson Silva, da 7ª Delegacia de Polícia, em Canasvieiras, disse que o motorista deve ser indiciado por homicídio culposo (sem intenção de matar). De acordo com ele, não é possível ainda afirmar se o condutor estava sob efeito de álcool.

– Vamos apurar tudo o que aconteceu e se ele estava realmente embriagado – afirma.

Continua depois da publicidade

Uma bicicleta-fantasma para marcar a violência no trânsito está sendo feita pelo presidente da associação ViaCiclo, Daniel Araújo Costa, que tem sido responsável junto com a Bike Anjo Floripa pela colocação das bicicletas em postes na cidade. Como todas, ela também será pintada de branco. No sábado, antes de seguir para o local do acidente, na SC-401, os ciclistas irão se reunir a partir das 8h no trapiche da Beira-Mar Norte e ficarão concentrados até as 9h.

O presidente da ViaCiclo acredita que a sociedade precisa ser mais enfática em pedir soluções, da mesma forma que o poder público também precisa ser mais eficiente ao agir.

– A gente não concorda que o que aconteceu foi um acidente. O motorista assumiu o risco e estamos sempre denunciando os perigos das SCs e das outras vias em Florianópolis – ressalta.

Continua depois da publicidade

A última bicicleta fantasma foi para marcar a morte da estudante de oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Lylyan Karlinski Gomes, que morreu em Florianópolis no início de julho. Ela estava indo estava indo de bicicleta para o campus na Trindade quando foi atingida por um ônibus. As circunstâncias do atropelamento também estão sendo investigadas. No próximo domingo, às 8h45min será feita a reconstituição do acidente.