A bicicleta “fantasma” que estava instalada na Avenida Madre Benvenuta, no Bairro Santa Mônica, foi furtada no domingo. A bike representava a morte do ciclista José Lentz Neto, atropelado no local em 31 de agosto de 2012.

Continua depois da publicidade

Conforme o presidente da Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis (Viaciclo), Daniel de Araújo Costa, testemunhas teriam informado que viram uma mulher empurrando a bicicleta no morro da Lagoa da Conceição.

– Eu que pintei aquela bicicleta de branco para colocá-la na Madre Benvenuta. Era uma bike inutilizada, que só serviria para vender no ferro velho. Foi uma maldade. Vamos tentar conseguir uma outra para colocar no lugar – diz Costa.

No blog Bicicleta na Rua (voltado para notícias relacionadas ao cicloativismo em Florianópolis), um comunicado lembra que a bicicleta não apresenta valor comercial e pede para qualquer pessoa que tenha notícias do paradeiro da bicicleta-fantasma avisar a Polícia Militar (190) ou a Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis (ViaCiclo) por meio do seu site.

Continua depois da publicidade

José Lentz Neto, 60, foi atropelado por um motociclista, na avenida Madre Benvenuta, na tarde de sexta-feira e morreu no trajeto até o hospital. No local deveria ter uma via ciclística de responsabilidade do Shopping Iguatemi, em contrapartida pela construção do empreendimento em 2006.

Um processo tramita na Justiça Federal porque enquanto o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópois (Ipuf) previa uma ciclovia (separada por muretas ou canteiros) para o local, a empresa afirma que o combinado seria uma ciclofaixa (separada da via por pintura ou tachões).