Dentro de dois meses, os leitores da Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, de Jaraguá do Sul, poderão se deliciar com novidades literárias. Uma licitação foi lançada na semana passada para a compra de novos livros e, no dia 8 de julho, a empresa responsável pelo fornecimento será conhecida. Serão cerca de 295 obras novas, que irão se somar ao acervo atual de 41 mil exemplares. Todos os títulos são de sugestões dos próprios leitores.
Continua depois da publicidade
:: Leia mais notícias sobre Jaraguá do Sul e região ::
A diretora da biblioteca, Diane Chiodini, conta que a lista de títulos a ser comprada foi garimpada em uma ampla listagem reunida no site da biblioteca. É lá, online, que os leitores podem fazer suas indicações de obras: basta inserir o número do cadastro da biblioteca e indicar título e autor. Para a atual compra, foram verificadas sugestões dadas desde o início de 2013 até março deste ano. No total, foram 440 livros pedidos pelos usuários. Segundo Diane, cerca de R$ 11 mil serão destinados para a compra das obras. Todo o recurso é proveniente do Fundo Municipal da Biblioteca Rui Barbosa, que é alimentado pelos valores de cadastros, renovações e multas por atrasos.
– A compra é uma conquista, inclusive porque o recurso é todo próprio. E já temos o aval para uma nova licitação, que deve ser aberta ainda neste ano – sorri Diane.
Continua depois da publicidade
A última licitação feita para a compra de livros foi em 2012. Em 2013, uma compra pequena também foi feita, especialmente com livros técnicos. Desde então, o que existe de novidades nas prateleiras é doação de moradores – que alimentam com frequência as estantes municipais.
Os mais pedidos
Entre as obras que devem chegar neste ano estão muitas continuações de séries que têm atiçado a curiosidade dos leitores. Entre elas, A Saga do Tigre, Academia de Vampiros e Trilogia do Inferno. Para alguns leitores, a compra representa a chegada de obras que são aguardadas com ansiedade. Lúcia Camargo, 28 anos, frequenta a Biblioteca desde 2005. Na lista de compras estão algumas de suas sugestões. Entre elas, a obra Não Voltarás, de Hans Koppel.
– Espero há mais de um ano por ele – conta ela.
A jovem havia cogitado comprar a obra, mas ao saber da novidade, resolveu esperar. Enquanto isso, continua nas outras leituras. Sidney Sheldon e Danielle Steel estão entre os autores de sua preferência.
– Nós sempre fazemos a seleção das solicitações dos leitores e também garimpamos entre os lançamentos, vemos coisas novas. Mas a prioridade é atender ao que o leitor solicita mesmo – conta Diane, ressaltando que importante é atender aos responsáveis pelos cerca de três mil empréstimos mensais da biblioteca.
Continua depois da publicidade