O local da Mostra Casa Nova 2012, mais do que privilegiado, é instigante. Somado à temática desta edição, Casa Nova em 7 notas, o evento tem despertado a criatividade entre os arquitetos, que sentem-se motivados tanto pelo fato da exposição ser abrigada dentro de uma estrutura histórica – o prédio da Escola Silveira de Souza – quanto pelo apelo social de deixar ambientes para uso posterior à realização da Mostra.

Continua depois da publicidade

A arquiteta Juliana Pippi partiu de uma avaliação própria para criar a Biblioteca do Casarão. Numa área de 55 metros quadrados, o ambiente deverá reunir um acervo literário, artístico e musical, onde os visitantes encontrarão literatura, obras de arte – segundo ela, haverá uma wall gallery com obras de artistas catarinenses, xilogravuras, fotos – , além de peças de design.

– Busco um projeto de interior limpo, com espaços para abrigar o fluxo de informação e interação. Um projeto simétrico que divide-se em duas sensações: um lounge que configura a sala de leitura, com tom mais introspectivo – diz a arquiteta.

Para compor a estante da biblioteca será lançada uma campanha de arrecadação de livros, onde as pessoas poderão colaborar fazendo a doação de livros de arte, literatura e música. (Em breve, os locais para a doação serão divulgados)

Juliana chegou a pesquisar referências de bibliotecas Brasil afora, mas a questão da conectividade contemporânea fez com que ela seguisse outro caminho e questionasse a necessidade de um lugar para que a informação seja conectada. Amplia o conceito de acervo literário e absorve as literaturas visuais – fotografias, imagens, design – que sugerem formas, interpretações e leituras de mundo.

Continua depois da publicidade

– O projeto é bem definido e alinhado ao comprometimento com o uso após a mostra. Por isso, dediquei-me à ideia de uso, de acolhimento do corpo e expansão da mente. Essa é a marca que pretendo deixar para as crianças e comunidade que, espero, usufruam do ambiente por muito tempo.

SERVIÇO:

MOSTRA CASA NOVA 2012

LOCAL: Escola Silveira de Souza, Rua Alves de Brito, Centro de Florianópolis

QUANDO: De 6 de outubro a 11 de novembro