“Pinacoteca para mim é respirar arte em um espaço que se torna atemporal, que envolve e eterniza sensações e sentimentos.”

Continua depois da publicidade

Por Bia Kubelka

Perfil

Bia Kubelka adotou Florianópolis há muito tempo. Carioca, cursou faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ. Atualmente, faz pós-graduação em Construções Sustentáveis. A arquiteta gosta de trabalhar o elemento arquitetônico em conjunto com interiores e paisagismo, mesmo em pequenas residências. Pensa que é o ideal, mas nem sempre possível. O tempo empregado em um projeto bem elaborado, segundo a profissional, propicia uma arquitetura precisa e consequentemente sustentável.

Dos trabalhos realizados, Bia destaca a Casa Pod ou Casa de Vidro, projeto realizado em parceria com Abreu Junior e Jimi Haensel. A casa que foi construída na Mostra Casa Nova 2008 se transferiu, num processo de monta e desmonta, para o Morro das Pedras, no Sul da Ilha.

Continua depois da publicidade

_ A ideia era mostrar como se pode viver com qualidade em 50 metros quadrados.

Para participar da Mostra Casa Nova 2013, a arquiteta pesquisa sobre a revitalização e o reúso dos espaços urbanos.

_ Este ano vou ter uma oportunidade bem especial. Farei o café-livraria, quevai ficar para o museu, para a cidade. Minha pesquisa é Florianópolis no olhar do arquiteto Chicô Gouvêa e as cores de Beatriz Milhazes, a artista plástica homenageada _ diz.

Esta é a Casa de Vidro, um dos projetos singulares da arquiteta, feito em parceria com Abreu Jr. e Jimi Haensel. Foi erguida na Mostra Casa Nova 2008 e depois transferida para o Morro das Pedras

Foto Oficina de Luz, Divulgação

Bia aproveitou a temática da Casa Nova 2013, Pinacoteca, para buscar referências na Pinacothèque de Paris

Continua depois da publicidade

Foto Arquivo Pessoal

CONTATO

Arquiteta Bia Kubelka

bia.kubelka@hotmail.com