Prestes a completar 21 anos, a paulista Bia Haddad Maia atingiu nesta segunda-feira sua melhor colocação no ranking mundial. Após superar o qualificatório do WTA de Praga, em que só foi eliminada nas quartas de final pela tcheca Krystina Pliskova, que se sagraria campeã, a canhota deu um salto de 29 posições e agora é a número 115 do mundo.

Continua depois da publicidade

Apontada como uma das grandes promessas do tênis feminino brasileiro nos últimos anos, Bia se destacou na categoria juvenil e, por duas oportunidades, em 2012 e 2013, ficou com o vice-campeonato de duplas do Aberto da França, em Roland Garros.

Leia mais:

Murray: “As próximas semanas são as mais importantes para mim”

Djokovic encerra parceria de 11 anos com técnico Marian Vajda

Continua depois da publicidade

Marcelo Melo sonha com título inédito em Wimbledon: “Meu favorito”

Mais jovem brasileira a disputar a Fed Cup aos 15 anos e 247 dias, em fevereiro de 2012, Bia Haddad Maia sofreu com contusões entre 2013 e o começo deste ano, passou por duas cirurgias no ombro, e retomou a carreira a partir de setembro do ano passado, quando conquistou dois ITFs de U$S 50 mil nos Estados Unidos em apenas 15 dias e retornou ao top 200.

No começo desta temporada, quando se preparava para disputar o Aberto da Austrália, um acidente doméstico e três vértebras fraturadas a deixaram um mês fora das quadras. A retomada veio em fevereiro e no terceiro torneio, na cidade australiana de Clare, as conquistas dos títulos de simples e duplas do ITF de US$ 25 mil deram novo impulso à carreira da brasileira.

Desde então, Bia participou de alguns dos principais torneios do circuito, como o Masters de Miami, quando chegou à segunda rodada e foi eliminada pela norte-americana Venus Williams. Em abril, venceu a chave de duplas do WTA de Bogotá.

Agora, após a ótima campanha em Praga, a paulista soma 463 pontos no ranking da WTA e já mira um lugar no top 100. Para chegar lá, precisa diminuir a distância de 136 pontos que a separam da norte-americana Vania King, que atualmente é a 100ª colocada.

Continua depois da publicidade

Nesta semana, Bia Haddad Maia vai disputar o ITF de US$ 100 mil de Cagnes Sur Mer, na França, e pode até sonhar com o top 100 se for campeã do torneio. Sua estreia está marcada para esta terça-feira, diante de Kai-Chen Chang, de Taiwan, que a número 106 do mundo.

*RÁDIO GAÚCHA