A prova de encerramento da temporada da Fórmula-Renault no último domingo, em Interlagos, confirmou a paulista Bia Figueiredo como a melhor estreante da categoria em 2003. Ela terminou o campeonato em 11º lugar, com 53 pontos, cinco a mais que o brasiliense Zeca Cardoso, o segundo melhor novato na classificação e 12º na geral.

Continua depois da publicidade

A campanha de Bia na F-Renault, após uma vitoriosa passagem pelo kart, pode ser dividida em duas fases. A primeira metade do calendário de 12 provas foi marcada pela adaptação às pistas e, principalmente, ao carro da categoria, cujo motor de dois litros desenvolve cerca de 180 cavalos. Em seis corridas, o resultado mais expressivo foi o nono lugar na abertura da rodada dupla no Rio.

Mas foi em Londrina, marcando o encerramento desse período, que Bia começou a se sobressair ao estabelecer a volta mais rápida já registrada pela F-Renault durante o warm up na pista do norte paranaense. A partir daí, Bia decolou: obteve a melhor volta e o nono lugar em Campo Grande (MS). Em seguida, em nova rodada dupla, desta vez em Curitiba, subiu duas vezes ao pódio em quarto depois de largar uma vez em segundo e outra em terceiro. Em Interlagos, cruzou a linha de chegada em quinto após sair da 11ª posição no grid.

De acordo com o planejamento de carreira traçado por seus empresários, Bia permanecerá na F-Renault em 2004.

– Tenho de agradecer à equipe pela paciência que teve com meus erros neste ano. No próximo, se tudo der certo, espero brigar pelas vitórias e pelo título – afirmou a paulista, que, nesta segunda, estava de volta a Interlagos participando do primeiro dos dois dias de testes de pós-temporada.

Continua depois da publicidade