O grupo de mineração anglo-australiano BHP anunciou nesta terça-feira que deixará a Associação Mundial do Carvão (WCA) e que examina a possibilidade de sair da Câmara de Comércio dos Estados Unidos (AmCham), para ressaltar seu compromisso com a luta contra as mudanças climáticas.
Continua depois da publicidade
O grupo anunciou a decisão preliminar de abandonar a WCA, que deve ser confirmada em março.
A empresa avalia atualmente sua participação em todos os grupos de pressão para determinar se estes seguem os seus compromissos no combate contra o aquecimento global.
Em um relatório de 22 páginas publicado nesta terça-feira, a BHP também estabelece uma distância do Conselho de Minérios da Austrália.
Continua depois da publicidade
A WCA defende o abandono das metas em termos de energias renováveis para privilegiar o recurso ao carvão denominado “limpo”.
A BHP afirma defender uma política de luta contra o aquecimento global que alie as energias renováveis e as tecnologias “limpas”.
O grupo australiano também anunciou que discorda da posição da AmCham de rejeitar o Acordo de Paris. A gigante da mineração também decidirá em março sobre uma eventual saída deste grupo de pressão.
Continua depois da publicidade
* AFP