Com a classificação para as quartas-de-final, o paulista Beto Fernandes assumiu a ponta do ranking brasileiro, mas outros três surfistas também seguiram para o domingo decisivo com chances matemáticas de sair de Saquarema (RJ) no posto de número 1 do Super Surf 2005 – a divisão de elite do circuito brasileiro de surfe profissional.

Continua depois da publicidade

Um deles é o carioca Leonardo Neves, que terá um confronto direto com Beto Fernandes na última quarta-de-final. Os outros são o paulista Wagner Pupo e o gaúcho Daison Pereira.

Já a disputa particular para desempatar o placar de 2 x 2 do número de vitórias cariocas e paulistas no Super Surf de Saquarema deverá ser muito acirrada no domingo, já que três surfistas do Rio de Janeiro e três de São Paulo estão entre os oito finalistas da terceira etapa da temporada, que contou com ondas fantásticas de mais de 2m50cm de altura que comprovaram a fama da Praia de Itaúna.

Neste domingo, dia 17, a competição recomeça às 7h, e as finais estão previstas para serem realizadas entre 13h e 14h. O carioca Leonardo Trigo despachou os dois paulistas que venceram o Super Surf de Saquarema.

Primeiro, eliminou o campeão de 2002, Costinha, na sexta-feira e no sábado barrou o defensor do título e atual campeão brasileiro Renato Galvão. Entretanto, depois Léo acabou perdendo nas oitavas-de-final para o também carioca Pedro Henrique, que mora em Saquarema.

Continua depois da publicidade

Pedrinho arrancou a primeira e até agora única nota 10 do campeonato quando derrotou seu grande amigo Marcelo Trekinho, que liderava o ranking brasileiro do Super Surf 2005. Depois, contra Leonardo Trigo registrou um novo recorde de 17,03 pontos de 20 possíveis com duas notas na casa dos oito pontos nas grandes esquerdas de Itaúna.

– Estou competindo bem relaxado, surfando mesmo, curtindo muito surfar estas ondas aqui em Itaúna, que estão ótimas. Espero que esse mar continue assim no domingo, porque quero muito fazer a final aqui, que vai ser a maior alegria. Meus pais estão aqui, está toda a família aí, a galera aqui de Saquarema torcendo, então uma final aqui vai ser animal para mim – disse Pedro Henrique, que vai enfrentar o experiente catarinense Guga Arruda na segunda quarta-de-final.

A primeira será disputada entre dois paulistas (Odirlei Coutinho e Wagner Pupo). E a terceira terá o gaúcho Daison Pereira contra o carioca Anselmo Correia, campeão do Super Surf de Saquarema em 2003, numa final contra o bicampeão brasileiro Leonardo Neves.

Logo depois das oitavas-de-final masculinas, duas baterias da segunda rodada feminina fecharam o sábado de grandes ondas no Maracanã do surfe. Na primeira, a líder do ranking Alcione Silva arrancou a maior nota entre as meninas – 9,0.

Continua depois da publicidade

Porém, não conseguiu pegar outra onda para somar e acabou eliminada pela paulista Suelen Naraisa, que marcou 11,27 pontos, e pela saquaremense Alessandra Vieira, que registrou 9,50 pontos em suas duas maiores notas recebidas.

Na segunda bateria, a cearense Silvana Lima ampliou o recorde feminino do Super Surf de Saquarema para 15,27 pontos e a paulista Francisca Pereira passou em segundo lugar para as quartas-de-final com 11,60 pontos.

As duas despacharam a paulista Flávia Soares e a campeã brasileira de 1998, Brigitte Mayer, do Rio de Janeiro.

As duas baterias restantes da segunda fase feminina vão abrir o domingo decisivo às 7h, depois entram as quartas-de-final masculinas, as quartas-de-final femininas, aí vêm as semifinais das duas categorias e as grandes finais devem começar por volta das 13h.

Continua depois da publicidade