Capitão do Avaí nas últimas temporadas, Betão teve seu contrato renovado com a equipe azurra até o final do Campeonato Catarinense, e agora está perto de uma conquista inédita: a de levantar uma taça pelo Leão da Ilha diante do rival Figueirense. Os times se enfrentam nesta quinta-feira, às 21h, na Ressacada, pela Recopa Catarinense.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp
Independente de nunca ter jogado uma final contra o Figueirense, Betão considera que o sentimento dos dois lados do campo é sempre de encarar o clássico como uma verdadeira decisão.
— Todo clássico, na minha opinião, tem o clima de decisão. Não importa o momento que acontece, seja início de temporada, meio de campeonatou ou final. Aprendemos desde que chegamos aqui que é sempre uma decisão. Sempre jogamos como se valesse o troféu e agora, sim, vai valer realmente um troféu. Se eu tiver em campo, vamos buscar a vitória para que eu levante a taça — falou.
Desde que chegou ao Avaí, em 2016, Betão participou de 12 partidas entre Avaí e Figueirense. O retrospecto contra o Alvinegro é equilibrado: três vitórias, três derrotas e seis empates. O último triunfo foi há quase um ano, em 3 de março, por 1 a 0, com gol de Getúlio pelo Estadual 2021. O zagueiro de 39 anos considera que é muito importante iniciar a temporada com um duelo entre dois rivais.
Continua depois da publicidade
— Começar a temporada com clássico é importante para sentir o fervor para quem está chegando e conhecer o que é realmente um Avaí x Figueirense. Fazendo um bom jogo e conquistando a vitória, isso nos dará uma motivação a mais para o ano. Talvez não seja o melhor jogo da temporada por ser o primeiro, mas a importância é muito grande — avaliou o zagueiro.
> Final da Recopa Catarinense entre Avaí e Figueirense terá transmissão do Sportv, anuncia FCF
Betão também destacou que no clássico não tem como apontar qual time leva a vantagem. Ele citou o acesso do Avaí, mas também ponderou o maior tempo de preparação do Figueirense, que iniciou a pré-temporada em dezembro.
— Falam sobre favoritismo, mas tem que analisar dentro do contexto. Uns vão dizer que o Avaí por ser de Série A e outros que é o Figueirense por trabalhar há mais tempo, que dá vantagem na forma física. Mas o jogo é ali, durante os 90 minutos. Temos a nossa qualidade e vamos colocar isso em campo para sair com a vitória — completou.
Após o clássico de quinta-feira, o Avaí volta a campo no domingo, às 16h (de Brasília), contra o Macílio Dias, em Itajaí, pela primeira rodada do Campeonato Catarinense 2022. O Leão da Ilha é o atual campeão e inicia a defesa do título fora de casa.
Continua depois da publicidade
Leia também:
> Matheus Ribeiro chega ao Avaí e fala de passado no Figueirense