Muitos profissionais se veem engessados no momento de fazer contatos profissionais, o famoso networking. Acredito que o mais difícil para a maior parte das pessoas seja começar, dar o pontapé inicial, pois muitos acham que podem ser invasivos ao fazerem isso. No entanto, fazer contatos profissionais é algo que precisa ser entendido como uma troca, na qual todos saem ganhando.
Continua depois da publicidade
Quando preciso fazer?
Sempre. É preciso que a rede de contatos profissionais seja cultivada mesmo quando o profissional vive um momento estável da carreira. A rede precisa ser duradoura, pois assim é benéfica para ambas as partes. Muitas empresas aceitam indicação de funcionários para preencher vagas, portanto, conhecer pessoas que tenham consciência de suas habilidades profissionais é fundamental para contar com mais essa chance de crescimento na carreira.
Por onde começar?
Existem inúmeras formas de fazer contatos profissionais, a começar pelos seus próprios colegas de trabalho. Eventos como palestras, workshops, mostras e feiras profissionais proporcionam a possibilidade de, além de se informar, conhecer pessoas que trabalham com as mesmas coisas e se interessam pelos mesmos assuntos que você. Use as ferramentas digitais, como o LinkedIn, a seu favor. Compartilhe conteúdos interessantes, participe de grupos e mantenha-se ativo e atualizado. Afinal, é preciso aparecer para ser notado.
Continua depois da publicidade
Como consolidar?
Antigamente, era mais difícil, sem as redes sociais profissionais. Mas hoje o profissional pode indicar conteúdos para os outros, de falar sobre mercado, sobre mudanças no ramo de atuação, entre tantas outras possibilidades. Se antes era preciso se lembrar de enviar e-mails perguntando da carreira dos seus contatos, hoje basta manter-se ativo no LinkedIn. É um trabalho que demanda tempo e não pode ser interrompido. O networking é uma tarefa que deve ser diária. É uma ferramenta poderosa para qualquer profissional. Ele amplia as possibilidades de carreira, abre portas e pode também trazer boas amizades oriundas do âmbito profissional. Organize-se e utilize as ferramentas disponíveis, pois, com certeza, quem é visto, é lembrado.