O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, recebeu nesta sexta, dia 10, o primeiro exemplar da tocha olímpica dos Jogos Olímpicos de Inverno Turim 2006 e inaugurou em Roma uma exposição itinerante sobre o evento. A entrega a Berlusconi do protótipo da tocha que levará o fogo olímpico, junto com uma bandeira de Turim 2006 e uma camisa da seleção italiana de esqui com seu nome, ocorreu no Palácio Chigi, sede da presidência do governo.
Continua depois da publicidade
Berlusconi recebeu a tocha, desenhada por Pininfarina, das mãos da campeã olímpica Stefania Belmondo. No ato também estiveram representantes do Toroc, o comitê organizador dos Jogos, com o presidente Valentino Castellani e o supervisor Mario Pescante à frente, além do presidente do Comité Olímpico Italiano (Coni), Gianni Petrucci.
Berlusconi realizou o ato formal da assinatura do protocolo de acordo entre a Svilippo Itália, agência nacional para o desenvolvimento das empresas e captação de investimentos, e o Toroc, que permitirá cobrir com 130 milhões de euros o rombo existente nas receitas do comitê organizador.
Depois, na Galeria Alberto Sordi, situada a poucos metros do Palácio Chigi, Berlusconi assistiu à inauguração da mostra “Torino, Olympic Winter Games and More”. Trata-se de uma exposição itinerante com vídeos, fotografias e produtos piamonteses, dedicada a mostrar tudo o que é relacionado com Turim 2006, com a história e valores dos Jogos Olímpicos e o território, que estará em Roma de hoje até 18 de junho.
Com informações da agência EFE.
Continua depois da publicidade