A Berkan Consultoria & Auditoria, sediada em Blumenau e com mais de uma década de atuação, anuncia a criação de sua nova área de Inovação, alinhada à estratégia de fortalecer a transformação digital. A iniciativa integra a estratégia de ampliar a transformação digital da empresa, com foco no desenvolvimento de tecnologias para otimizar projetos e acompanhar as exigências do mercado.
Continua depois da publicidade
Com a criação da nova área, a empresa busca integrar sua ampla experiência de mercado — especialmente em setores regulados — com o desenvolvimento de soluções em TI. O objetivo é, por meio da inovação, reduzir processos operacionais e proporcionar maior controle e uma visão estratégica aos clientes.
O CEO da Berkan, Bradlei Moretti, aponta que a criação dessa área reafirma o alinhamento da empresa com a integração entre tecnologia e mercado, impulsionando sua capacidade de oferecer soluções diferenciadas.
— Nosso principal foco de atuação está no setor elétrico e de saneamento, ou seja, em projetos de concessão como um todo. Esses setores estão em constante transformação, demandando maior eficiência e conformidade regulatória. A Berkan criou a área de Inovação para integrar tecnologia aos nossos serviços de consultoria e auditoria, ajudando nossos clientes a otimizar processos críticos, como gestão de ativos, gestão de terceiros, gerenciamento e controle de obras, projetos de pesquisa e desenvolvimento e projetos de eficiência energética — comenta o CEO.
Segundo ele, a visão da empresa consistiu em identificar uma oportunidade de aprimorar os serviços oferecidos por meio de soluções tecnológicas. Essas inovações visam tornar as consultorias mais estratégicas e as auditorias mais assertivas e eficientes. O objetivo é gerar resultados concretos e mensuráveis, agregando valor ao negócio dos clientes.
Continua depois da publicidade
Área de inovação deve potencializar resultados da Berkan
Bradlei Moretti destaca que a empresa alcançou um crescimento de 32% no faturamento em 2024. Com a criação da nova área de Inovação, a expectativa é superar esse índice, uma vez que a iniciativa deve ampliar a capacidade de entrega de resultados ágeis e eficazes.
— Nosso objetivo é fidelizar os clientes ao proporcionar soluções que realmente impactem seus negócios, consolidando nossa posição como um parceiro estratégico — ressalta Moretti.
Para concretizar este avanço, a Berkan contou com a experiência dos novos sócios, Thiago Rodrigues e Marlon Dirksen, ambos com ampla experiência em tecnologia e desenvolvimento de soluções. Eles estão à frente do setor de Inovação e terão a responsabilidade de liderar os projetos que irão impulsionar a transformação digital da empresa.
De acordo com Bradlei, a integração entre tecnologia e a busca por resultados otimizados para os clientes sempre foi uma prioridade da Berkan. Como parte desse compromisso, a empresa desenvolveu os softwares UnitEasy e SmartPDI, que simplificam processos e aumentam a eficiência dos negócios de seus clientes. Com a criação da nova área de Inovação, a expectativa é continuar avançando e entregando soluções cada vez mais impactantes.
Continua depois da publicidade
— Nosso objetivo é construir um ecossistema colaborativo, em que a tecnologia seja desenvolvida para resolver desafios específicos e, ao mesmo tempo, abrir espaço para ideias disruptivas que transformem as operações de nossos clientes — destaca o CEO.
Com sólida experiência em setores regulados e projetos de alta relevância, a Berkan segue inovando ao investir no desenvolvimento de novas plataformas, reforçando seu compromisso em gerar valor para o mercado.
— Medimos o impacto das nossas soluções a partir de resultados concretos nos negócios de nossos clientes, como a otimização de recursos, o fortalecimento da governança corporativa e o aprimoramento das operações. Cada iniciativa é desenhada com base em indicadores estratégicos, garantindo valor agregado e alinhado às demandas do mercado — reforça Bradlei.
Próximos passos
Com a criação da nova área, a Berkan direciona seu foco para tecnologias avançadas, como inteligência artificial, machine learning e automação de processos críticos – especialmente, para os setores elétrico e de saneamento, que juntos representam 90% da base de projetos da empresa.
Continua depois da publicidade
— É importante destacar que o crescimento da Berkan e seus investimentos em inovação são realizados exclusivamente com capital próprio. Do lucro projetado para este exercício, cerca de 14% será reinvestido em inovação. Também manteremos o foco em aprimorar nossas soluções, explorar novos mercados e criar tecnologias que integrem sustentabilidade, compliance e os objetivos do ESG — afirma Bradlei Moretti.