Já é tempo de matar a saudade e cair na folia de Momo. Nesta sexta-feira, ao meio-dia, acontece a abertura oficial do Carnaval de Florianópolis, no Mercado Público. O tradicional Berbigão do Boca é quem faz as honras.

Continua depois da publicidade

E, neste ano, o 20º do bloco, tem novidade: das mãos do artista plástico Allan Cardoso surgiram três novos maricotões. Juntam-se ao bloco dos saudosos foliões os bonecos do carnavalesco Airton Oliveira, do pesquisador da cultura açoriana, folclorista, ceramista, gravurista e escritor, Franklin Cascaes, e do eterno cidadão-samba, Adilson Coelho.

No início da noite, após o festival gastronômico, shows e entrega de troféu Amigos do Berbigão do Boca, no vão central do Mercado, começa o Arrastão, às 19h, com desfile pelas ruas centrais do centro histórico, com rei momo e a Corte do BeBo. As alegorias e o conjunto de bonecos gigantes vão junto, embalados pela banda de cerca de 200 componentes.

Rainha será revelada

Continua depois da publicidade

A partir das 20h30min, a realeza se reúne na Avenida Paulo Fontes. É dia de escolher a rainha e as princesas que farão parte da corte do Carnaval. Ao todo, 10 finalistas foram selecionadas no concurso. O Rei Momo Hernani Hulk, recebe as chaves da cidade durante a festa.

Para fechar a comemoração com samba, a noite terá show nacional de Leci Brandão, ao término da premiação. O acesso é gratuito.

Sábado à noite, a Avenida Paulo Fontes vai se transformar em Avenida do Samba, com atrações para toda a família. Intérpretes do Rio de Janeiro e São Paulo irão se apresentar gratuitamente. É pra cair no samba.

Continua depois da publicidade

Programação

Sexta

12h – Abertura oficial, festa do Berbigão do Boca, Mercado Público.

19h – Arrastão do Berbigão do Boca, no Centro Histórico, com a corte e os bonecos gigantes

20h30min – Concurso Rainha do Carnaval 2012 e entrega da chave da cidade ao Rei Momo, Cidade do Carnaval, na (Avenida Paulo Fontes)

Sábado

20h – Igor Sorriso, da São Clemente (RJ) e Thobias, da Vai Vai (SP), na Avenida Paulo Fontes