É oficial! Está aberto o Carnaval em Florianópolis com concentração do Berbigão do Boca, que pela 27ª ocasião saiu pelas principais ruas da região central da Capital com os bonecos gigantes que representam a paixão e a tradição do florianopolitano. Bonecos que retratam também figuras marcantes da festa popular na Capital, homens e mulheres que contribuíram para transformar a folia na cidade em algo especial.

Continua depois da publicidade

Este ano, o homenageado foi Túlio Carpes, criador da banda Mexe-Mexe ao lado de Aldírio Simões. Carpes faleceu em 2017, aos 75 anos.

Passava das 16h quando as chaves da cidade foram parar nas mãos do Rei Momo, a majestade da folia, que decretou a abertura dos trabalhos para a festa popular nesta sexta-feira na Avenida Paulo Fontes, entre a praça Fernando Machado e o Mercado Público.

Os bonecos gigantes do Berbigão desfilaram pela rua Tenente Silveira e pela lateral da Praça XV, chegando no palco montado na praça Fernando Machado. A festa, que começou às 12h, se estendeu até a meia-noite desta sexta-feira.

O palco foi montado na pracinha do antigo Miramar. Durante toda a tarde houve shows musicais e o tradicional festival gastronômico de receitas com o molusco mais famoso do carnaval da Ilha, que dá nome ao bloco mais conhecido da Capital.

Continua depois da publicidade

Na multidão houve quem sentiu falta de Mestre Rato, considerado um dos melhores chefes de bateria das escolas de samba de Florianópolis em todos os tempos, e que sempre engrossou a fileira dos músicos no Berbigão do Boca. No ano passado, Rato celebrou 60 anos de folia, mas neste ano não foi visto vestindo a camiseta do Berbigão.

Alterações no trânsito

Desde as 22h de quinta-feira a Avenida Paulo Fontes está fechada no sentido Centro-Beira-Mar para a montagem da estrutura do Berbigão do Boca. No terminal da cidade e na altura da rua Pedro Ivo, há bloqueio desde a meia-noite. Também está proibido estacionar na via ao longo da Praça XV.

A partir do início do desfile, às 19h, alguns pontos do trânsito na região central terão alterações ao redor da praça. Quem desce pela Arcipreste Paiva precisará virar à direita na Vidal Ramos.

Quem sobe pela rua dos Ilhéus não poderá entrar à esquerda, na Tenente Silveira. Os bloqueios permanecem até a manhã de sábado. A Guarda Municipal de Florianópolis informa que agentes estarão monitorando os pontos de alteração e auxiliando o tráfego.

Continua depois da publicidade

Confira a programação do Berbigão do Boca 2019

12h — Concentração ao lado do Mercado Público, com participação ao vivo no Jornal do Almoço

13h — Festival gastronômico com 12 chefs de cozinha disputando o título de melhor "berbigãozeiro" de Santa Catarina

14h — Prefeito Gean Loureiro entrega a chave ao Rei Momo, e estará deflagrada a folia

15h — Shows artísticos, culturais e musicais

19h — Tem início o desfile (bloco)

22h — Retorno ao Mercado Público e encerramento