O papa emérito Bento XVI “está apagando lenta e serenamente como uma vela”, relatou seu secretário Georg Ganswein em uma entrevista publicada nesta quinta-feira.
Continua depois da publicidade
O primeiro pontífice da era moderna que renunciou é uma pessoa “muito anciã, mas muito lúcida”, contou Ganswein à revista católica italiana Benessere.
O papa alemão tem dificuldades para caminhar e “usa um andador” para se movimentar, contou o religioso.
Bento XVI, que completará em abril 89 anos de idade, “está gradualmente apagando, como acontece com muitas pessoas”, acrescentou o religioso, que foi seu secretário durante os oito anos de pontificado, até fevereiro de 2013, quando renunciou inesperadamente após uma onda de escândalos e pressões.
“Ele está sereno, em paz com Deus, consigo mesmo e com o mundo. Se interessa por tudo e mantém seu fino e sutil senso de humor”, acrescentou.
Continua depois da publicidade
Ganswein, atual prefeito da Casa Pontifícia, um tipo de chefe de cerimonial, mora com Bento XVI no antigo monastério Mater Ecclesiae dentro do Vaticano, e organiza a agenda pública do argentino Francisco, uma situação inusual ao trabalhar com os dois pontífices.
“São dos pessoas muito diferentes tanto na forma de comunicar-se como de relacionar-se”, reconheceu o prelado alemão.
* AFP