A prática esportiva é reconhecida como uma das principais ferramentas de transformação e desenvolvimento social – o que se aplica também no ambiente escolar. Aliar a rotina de estudos com a prática de esportes proporciona uma série de benefícios aos alunos, mas não somente para a saúde física.
Continua depois da publicidade
Segundo a Sociedade de Pediatria de São Paulo, entre os benefícios das atividades físicas na infância e adolescência estão o desenvolvimento ósseo e neuromuscular, mas os pontos positivos vão além, pois o esporte favorece a interação social e autoestima, além de auxiliar na prevenção de doenças psicológicas e relacionadas à obesidade.
Esses fatores podem ajudar no desempenho escolar e na construção de valores como cooperação, respeito ao próximo, resiliência, busca pela excelência e, até mesmo, aprender a lidar com frustrações. Pensando nisso, o Colégio Unificado possui uma ampla estratégia voltada à política esportiva, que rende frutos: o atleta Antony Gonçalves, que foi aluno da escola, hoje joga no voleibol europeu.
Essa história de sucesso reforça a importância do esporte educacional e, no caso dos atletas, do trabalho contínuo desde a formação – acadêmica e esportiva – até as equipes que disputam as principais competições.
No Colégio Unificado, os alunos são atraídos pelas práticas esportivas através da rotina do colégio, movimento quase inverso em relação ao tradicional, quando os estudantes procuram uma escola que oferece bolsa ou outros incentivos para esportistas. No Unificado, a própria política do colégio desperta o interesse nos estudantes, formando novos atletas.
Continua depois da publicidade
A estratégia é baseada em quatro principais pontos, incluindo o incentivo à prática esportiva de alunos em geral; apoio a alunos que se destacam em modalidades coletivas; apoio a alunos que se destacam em modalidades individuais, além de patrocínio a equipes externas. Para que o aluno tenha algum dos benefícios, precisa manter a média geral acima de 70%.
A política esportiva do Colégio Unificado promove um forte incentivo ao esporte em todas as modalidades ensinadas, para que as crianças tenham uma atividade física intensa e que apreciem o hábito de realizá-las, assim como as competições em geral, proporcionando melhor qualidade de vida.
— Nós temos alguns percentuais de bolsas para atletas, destaques, que compõem as equipes do Colégio Unificado em várias modalidades, tanto individuais quanto coletivas. A política esportiva contempla alunos desde o Fundamental 1, Fundamental 2, Ensino Médio, Terceirão e, em alguns casos, têm incentivos especiais, como algumas ajudas de custo e, na sua grande totalidade, são bolsas de estudo para os atletas. Esses estudantes-atletas podem vir de escola pública ou de escola particular — explica Castelo Gazzoni, Diretor Geral do Colégio Unificado.
A escola conta com um amplo grupo de professores de Educação Física, além de incentivar muito as competições, com treinos extra-turno para as disputas a nível de escolares, incluindo treinos pela tarde e pela noite. O Unificado também apoia equipes que fazem parte das Fundações Municipais de Esporte, representando as respectivas cidades em competições como os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC).
Continua depois da publicidade
As medidas visam o desenvolvimento completo do aluno no campo escolar e social, fazendo com que os estudantes alcancem todos os benefícios que a prática esportiva pode proporcionar.
Estratégias direcionadas auxiliam no fomento ao esporte
O Colégio Unificado tem uma tradição reconhecida na formação de grandes atletas em diversas modalidades, e a instituição de ensino busca seguir como uma referência no desenvolvimento esportivo e humano dos alunos. O esporte é uma de suas bases, com políticas de apoio e incentivo à prática esportiva incluindo patrocínios e apoios a equipes da região, descontos, distribuição de kits e outros auxílios para os alunos-atletas, além de aulas e treinos de diversas modalidades esportivas nas dependências da escola.
A instituição de ensino oferece, de forma gratuita, escolinhas esportivas no final de tarde e atividades de competição em alguns sábados pela manhã aos alunos do Fundamental I. Para os alunos do Fundamental II, as escolinhas esportivas são realizadas pela tarde ou no começo da noite, enquanto os alunos do 6º ao 8º ano do Fundamental participam de quatro torneios entre as unidades, em cada uma das modalidades oferecidas no colégio.
Matheus Rossi Botti, professor de Educação Física do Unificado e treinador da equipe de vôlei, entende que a escola tem desenvolvido um trabalho sólido e contínuo para fomentar a prática esportiva entre os alunos, compreendendo que o esporte é uma ferramenta fundamental para a formação integral de crianças e adolescentes.
Continua depois da publicidade
Entre as principais ações, o professor elenca as escolinhas esportivas acessíveis a todos os alunos, o incentivo à participação em competições locais e regionais, o investimento em infraestrutura e materiais de qualidade, além da valorização dos profissionais de qualidade que atuam diretamente com os alunos. Na visão de Matheus, são inúmeros os benefícios da prática esportiva nessa faixa etária.
— Além da melhora no condicionamento físico e no desenvolvimento motor, o esporte contribui para o fortalecimento de valores como disciplina, respeito, trabalho em equipe e superação de desafios. Crianças e adolescentes que praticam esportes também tendem a desenvolver maior autoestima, habilidades sociais e concentração, refletindo diretamente no desempenho escolar e no convívio social — afirma Matheus Rossi Botti, professor de educação física do Unificado e treinador da equipe de vôlei.
Alunos e atletas são destaques em competições esportivas
Vôlei, handebol e patinação artística estão entre os esportes praticados por estudantes do Colégio Unificado, o que demanda seriedade e planejamento. O professor conta que a equipe de voleibol do colégio, que recentemente participou com destaque do Festival Mercosul, além do Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC), realiza treinos diariamente, com uma carga adequada à faixa etária e ao nível competitivo dos atletas. Nos treinos, são trabalhados os fundamentos técnicos quanto aspectos táticos, físicos e psicológicos, sempre respeitando o estágio de desenvolvimento dos jovens.

Além do Festival Mercosul, a equipe de vôlei vai participar de mais competições previstas no calendário, como as Copas da categoria, OLESC e os Joguinhos Abertos, oportunidades importantes de vivência esportiva e desenvolvimento competitivo de alto nível.
Continua depois da publicidade
— Seguimos com o compromisso de manter um ambiente formativo, onde o rendimento e o aprendizado caminham juntos — completa o professor.
Lucas Vogel, estudante do 1º do Ensino Médio de Balneário Camboriú, conta que sempre gostou de praticar esportes, com experiência no futebol, padel, futevôlei, entre outros, mas o vôlei foi a modalidade em que encontrou as melhores oportunidades pelo seu desempenho esportivo. A prática no colégio Unificado teve início em 2022 e, desde 2023, Lucas passou a ser atleta federado da equipe do ABC do Voleibol.
— O vôlei é um esporte coletivo e pra mim, um dos maiores benefícios, são as amizades e experiências que conquistei nesse longo período. O voleibol me deu consciência da minha evolução física, melhorou minha disposição e me preparou para enfrentar vários desafios. As competições são desafiadoras, o trabalho mental e físico são muito intensos, mas as viagens e as superações em cada competição são fundamentais para o amadurecimento de um atleta — conta o estudante.
Neste ano, Lucas disputou o Festival Mercosul 2025, na cidade de Novo Hamburgo (RS), representando Balneário Camboriú no Voleibol, e se consagrou vice-campeão. Agora, participa da Liga Catarinense de Voleibol, que ocorre até o final do ano, mas a principal competição de 2025 será a Taça Paraná, marcada para acontecer entre os dias 26 de outubro e 01 de novembro, em São José dos Pinhais (PR)
Continua depois da publicidade
— Minha meta no esporte é seguir treinando para buscar ser um atleta profissional, ajustando minha altura, potência e força às opções que o vôlei pode me oferecer. Sempre aproveitando todas as coisas boas que o esporte vai proporcionando ao longo do caminho — finaliza Lucas.
Já a estudante do Terceirão da Unidade de Itapema Poliana da Silva tem paixão por um esporte considerado menos tradicional. Começou a patinar no Colégio Unificado em companhia com as amigas, e viu a experiência e técnica serem aprimoradas após os anos de dedicação. A patinadora artística já foi campeã brasileira, campeã sul americana e conquistou o campeonato estadual diversas vezes.
— Já ganhei diversos títulos, muitas medalhas, mas o esporte me ensinou muita disciplina, responsabilidade e mais concentração nas coisas para chegar onde eu tanto almejo. Meus principais sonhos hoje em dia são viver bem e viver feliz e levar esse esporte maravilhoso comigo para o resto da vida. Sou muito grata por ter tantas conquistas e momentos tão especiais que o esporte me proporcionou — destaca Poliana.
Continua depois da publicidade
A estudante do 9º ano da unidade de Itajaí Sara Correa Reiser também começou no esporte por influência das amizades, participando das escolinhas no horário do contraturno. Em 2021, o interesse pelo handebol aumentou, sendo convidada por uma amiga a participar dos treinos na Associação de Handebol de Itajaí (AHI)/ Fundação Municipal de Esportes de Itajaí (FMEL). No ano seguinte, começou a atuar como atleta, com uma rotina intensa de treinos e jogos.
Na academia, Reiser treina força e mobilidade três vezes na semana. A equipe no AHI/FMEL treina handebol em torno de 4 horas diárias. Além disso, em três dias da semana, a atleta treina ainda com a equipe adulta, durante 3 horas à noite.
— Esse ano está prometendo bons resultados para a equipe, pois todas as atletas estão focadas e fazendo o seu melhor, treinando forte e com muita dedicação para conseguirmos os títulos. Já participamos da Liga Santa Catarina, ficando em primeiro lugar nessa primeira fase, classificando para o Campeonato Brasileiro Cadete — conta Sara.
As conquistas, no entanto, vão além do esporte.
— O esporte me ensinou muitas coisas, não só sobre o handebol, mas também a ser uma pessoa melhor. Aprendi a trabalhar em grupo, a organizar a minha rotina para conseguir conciliar estudos, treinos e lazer — finaliza.
Continua depois da publicidade
O incentivo ao esporte é mais uma das ações do Colégio Unificado visando o desenvolvimento completo dos estudantes. A escola tem como premissa proporcionar experiências e atividades que estimulem valores que serão levados para a vida acadêmica e social dos alunos.







