Os benefícios da cannabis medicinal para o tratamento de doenças e as possibilidades de uso pela indústria já foram provados mundo afora, mas o debate no país ainda encontra barreiras por conta do preconceito. Com objetivo de abrir a conversa sobre o tema com a seriedade necessária, nesta quinta e sexta-feira (2), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em SC promove um evento pioneiro sobre a regulamentação do cultivo e oportunidades do mercado.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Um dos benefícios da cannabis mais divulgado tem sido o tratamento de crianças autistas. Há ainda bons resultados no combate a doenças mentais, como depressão e ansiedade, que foram destacadas pelo médico psiquiatra Wilson Lessa, palestrante do evento. Outras inúmeras possibilidades da planta incluem usos na odontologia, veterinária, agricultura e até na indústria têxtil.

Nos últimos anos, associações e universidades já conseguiram a liberação do plantio na justiça, como foi o caso da UFSC e da Santa Cannabis em Florianópolis. No entanto, o processo é burocrático e a legislação causa muitas dúvidas, como explica o presidente da comissão de inovação da OAB SC e organizador do evento, Guilherme Reis.

— O mercado de cannabis é exponencialmente crescente, mas é difícil achar e há muita burocracia. Quanto mais conversamos sobre o tema, de uma maneira não politizada, conseguimos enxergar os lados positivos — destaca o organizador.

Continua depois da publicidade

Em sua palestra, o advogado Emílio Figueiredo, da OAB/RJ, destacou o histórico de decisões judiciais favoráveis sobre cultivo da planta e importação de produtos à base de Cannabis. Ele também explicou o passo a passo do processo de Habeas Corpus para conseguir o direito de cultivar a planta para fins medicinais.

Dados sobre a Cannabis

Santa Catarina possui cerca de sete mil pacientes em tratamento com Cannabis medicinal, dos 187 mil registrados no Brasil. Segundo o Anuário Brasileiros da Cannabis, o uso de Cannabis medicinal regulamentada já movimentou 26,1 bilhões no Brasil, arrecadando oito bilhões de impostos e criando 328 mil empregos.

Leia também: Fundos de investimento em cannabis? Entenda o mercado e se vale a pena investir