Os 25.726 beneficiários do Instituto Nacional do Seguro (INSS) de Santa Catarina já podem antecipar a perícia médica. Desde essa segunda-feira (25), o INSS começou a ligar para segurados que esperam há mais de 45 dias por uma perícia médica para o auxílio incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), com o intuito de agilizar o processo usando o Atestmed.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp 

Em nota, o Instituto informou que o número (11) 2135-0135 aparecerá na tela do telefone do segurado para remarcar o atendimento ou para confirmar ou antecipar o agendamento de perícia médica e/ou avaliação social. Este número não aceita chamadas de volta e não usa o WhatsApp.

Em caso de dúvida sobre a ligação ou suspeita de golpe, os beneficiados podem ligar gratuitamente para o número 135. O número de SMS da Central 135 é 28041. Portanto, se receber uma mensagem com esse número no celular, é o INSS entrando em contato.

O INSS não entra em contato para pedir documentos, fotos de biometria facial, informações bancárias ou senhas. O Instituto liga apenas para ajudar com o atendimento, remarcar consultas, fornecer informações sobre requerimentos e outros serviços.

Continua depois da publicidade

“E, mesmo assim, é o instituto que informa os dados. Se receber ligação solicitando suas informações ou foto de documento, fuja. É golpe!”  — alerta o INSS em comunicado.

O prazo máximo para concessão do benefício por meio do Atestmed é 180 dias e, caso o segurado tenha o benefício negado, terá prazo de 15 dias para realizar novo requerimento. A documentação médica ou odontológica apresentada pelo segurado na hora do requerimento deve ser legível e sem rasuras, contendo, obrigatoriamente, as seguintes informações:

  • Nome completo do segurado;
  • Data de emissão do documento (não podendo ser superior a 90 dias da data de entrada do requerimento);
  • Diagnóstico por extenso ou código da Classificação Internacional de Doenças (CID);
  • Assinatura e identificação do profissional emitente, com nome e registro no conselho de classe ou carimbo;
  • Data do início do afastamento ou repouso;
  • Prazo necessário estimado para o repouso.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

INSS muda a emissão do auxílio-doença; entenda e saiba como conseguir o benefício

Advogado que ficou com dinheiro de INSS de cliente é indicado em SC