Os trabalhadores inscritos no Bolsa Família recebem a primeira parcela do Auxílio Emergencial 2021 em abril. O pagamento iniciou na sexta-feira (16) e termina nesta sexta (30) com os beneficiários cujo NIS termina em 0. O benefício é pago pela Caixa Econômica Federal e a ordem respeita o último número do NIS.

Continua depois da publicidade

> Auxílio Emergencial 2021: saiba como sacar

> Receba as notícias do NSC Total no WhatsApp

As parcelas serão pagas de acordo com o próprio calendário do Bolsa Família, nas mesmas datas do benefício regular para quem é inscrito no programa social. Os trabalhadores que recebem pela Poupança Social Digital, podem movimentar o valor pelo aplicativo Caixa Tem ou sacar por meio do Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão.

São mais de 10 milhões de pessoas inscritas no programa que receberão o auxílio emergencial em abril. Ao todo, R$ 2,98 bilhões serão distribuídos para esse público. A maior parte dos beneficiários são mulheres chefes de famílias, que recebem R$ 375 cada, de acordo com os novos valores do auxílio.

Continua depois da publicidade

Os demais beneficiários do Bolsa Família, que somam 4,59 milhões de pessoas, não foram considerados elegíveis para receber o Auxílio Emergencial 2021 em abril. Eles seguem recebendo o valor habitual do programa. 

> Auxílio emergencial no Imposto de Renda 2021 deve ser declarado?

Para que um trabalhador inscrito no Bolsa Família receba o auxílio emergencial é necessário que pessoas no grupo familiar atendam aos critérios do benefício. Além disso, o valor do auxílio precisa ser maior que a quantia já recebida pelo Bolsa Família. Caso contrário, o trabalhador continua ganhando o valor do programa.

Contando todos os beneficiários do Bolsa Família, entre os que continuam ganhando o valor do programa e os que recebem o auxílio, 14,6 milhões de famílias receberão os benefícios, o maior número de beneficiários já registrado na história do programa.

Como conferir se você receberá o auxílio emergencial

A consulta para os inscritos no Bolsa Família que querem saber se têm direito ao auxílio emergencial 2021 começou na sexta-feira (16). Os dados podem ser consultados em www.cidadania.gov.br/auxilio.

Continua depois da publicidade

Caso você seja integrante do Bolsa Família e não foi contemplado em abril, é possível fazer a contestação no Portal de Consultas da Dataprev. O período de contestações para esse público segue até 1º de maio.

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.

Veja o calendário de pagamento do Bolsa Família em abril

Calendário Bolsa Família
Calendário Bolsa Família (Foto: Ministério da Cidadania, Divulgação)

Auxílio emergencial para beneficiários fora do Bolsa Família

Os beneficiários que não são do Bolsa Família podem começar a sacar e fazer transferências a partir desta sexta-feira (30). Cronograma segue a data de nascimento do trabalhador.

> Auxílio Emergencial 2021: veja o calendário de pagamentos de abril

*Sob supervisão de Augusto Ittner

Continua depois da publicidade

Leia também

Travesti presa em Florianópolis tirava fotos de clientes e os extorquia após programas, diz polícia

Faustão fecha contrato de cinco anos com a Band

Eisenbahn desiste da Oktoberfest Blumenau