Os estragos causados pelas chuvas em Benedito Novo nesta quinta-feira (21) devem resultar em decretação de situação de emergência ainda nesta sexta (22). A prefeitura trabalha no levantamento dos locais atingidos para preparar o documento, que será enviado ao governo do Estado junto com um pedido de ajuda humanitária.
Continua depois da publicidade
> Receba todas as notícias de Blumenau e região no seu WhatsApp. Clique aqui.
As informações são do coordenador da Defesa Civil do município, Flávio Holdorf. Ele conta que a água do rio que dá nome à cidade baixou durante a madrugada. Assim, no final desta manhã o nível estava em 4,02 metros (são necessários 4,60m para atingir a primeira casa).
— O rio transbordou em função do alto volume de chuva em um curto espaço de tempo — explica.
No pico, o Rio Benedito chegou a 5,42 metros às 9h desta quinta. A partir das 11h do mesmo dia a água começou a baixar. Holdorf conta que naquela manhã, em um intervalo de quatro horas, choveu 84 milímetros. Depois, com o fenômeno caindo de forma mais fraca, a situação estabilizou.
Continua depois da publicidade
> Blumenau enfrenta risco de enchente sem estações telemétricas e a régua da Beira-Rio
Toda a cidade foi afetada de alguma forma e ao menos 50 famílias tiveram as casas atingidas, mas as inundações não foram como nas enchentes de 2011 e 2014, por exemplo, quando o nível do rio passou dos 7 metros. Os maiores problemas foram gerados pelos deslizamentos.

Estradas e pontes foram danificadas por quedas de barreiras. Alguns locais no interior ainda seguem sem acesso. As equipes trabalham para retirar o que é possível. Para a recuperação desses pontos públicos é que o município precisará de ajuda orçamentária, por isso a necessidade de decretar situação de emergência, o que facilita a captação de recursos.
Abrigos
Uma residência foi destruída por um deslizamento, mas estava desocupada e não houve feridos. Outra foi invadida por uma árvore. A família foi levada para um abrigo, mas poderá voltar, já que o ocorrido não comprometeu a estrutura. Ambos os casos ocorreram na localidade Baixo Santa Maria.
Um abrigo foi improvisado no salão de uma igreja, já que os ginásios de esportes que normalmente são utilizados para isso estão com a cobertura quebrada desde novembro do ano passado por causa de uma queda de granizo.
Continua depois da publicidade
Como o nível do rio está baixando lentamente e a previsão é de tempo instável até a próxima semana, as equipes continuam de prontidão.
— Estamos em estado de atenção. Pedimos que a população acompanhe os boletins meteorológicos e procure a prefeitura (47 3385-0487) se for preciso — ressalta o coordenador.
Leia também
> Idosa de 102 anos é vacinada contra o coronavírus no dia do aniversário, em Blumenau