Thomaz Bellucci, número 1 do país e 67º do mundo, abriu 2 sets a 0, quebra no terceiro, mas precisou batalhar no quinto set, virando com quebra abaixo, para dar o primeiro ponto do país no duelo contra o Equador. O jogo foi realizado na altitude de 2,5 mil metros de Ambato, na casa adversária.
Continua depois da publicidade
Em duelo valendo pela final do Zonal Americano da Copa Davis, Bellucci marcou 3 sets a 2 com parciais de 6/2, 6/4, 6/7 (7/1), 4/6 e 6/4 após mais de 3h30min de duração no piso de saibro.
Leia mais:
Nadal volta ao saibro e afirma: “Estou preparado para títulos”
Vítor Figueiró Alves: de novo, Roger Federer
Continua depois da publicidade
Bellucci, Monteiro e Rogerinho sobem no ranking da ATP
O Brasil, que bateu o Equador ano passado em Belo Horizonte na mesma fase e caiu diante da Bélgica nos playoffs para o Grupo Mundial, busca fechar o dia com 2 a 0 com Thiago Monteiro, 82º, enfrentando o embalado Roberto Quiroz, 232º, que vem de vice-campeonato no challenger de Leon, no México. Monteiro fará sua segunda aparição em Davis na carreira.
Bellucci começou senhor da partida com duas quebras e um primeiro set bem rápido diante de um rival errático e aparentemente sentindo a velocidade que a altitude impõe ao jogo. Em uma hora e quatro minutos com uma quebra no segundo o brasileiro já fazia 6/4 e caminhava para fácil triunfo.
Gomez deu dupla-falta, permitiu que Thomaz abrisse o terceiro set com quebra, conseguiu a virada, mas Thomaz abriu 4/3 e saque. Jogo na mão ? Que nada. Gomez lutou, chamou a torcida, viu o brasileiro errar, virou para 5/4 e quando o jogo empatava em 5/5 a chuva apareceu e paralisou por 45 minutos.
No retorno, um rápido reaquecimento e no tie-break o local dominou com a direita para fechar por 7/6 (7/1). Emilio, focado, abriu uma quebra no começo do quarto e foi confirmando com um paulista inoperante nas devoluções, marcando 6/4.
Continua depois da publicidade
Na quinta parcial Emilio abriu 3/2 com quebra, mas viu Thomaz virar rapidamente para 4/3. O jogo ficou dramático com games longos, Thomaz salvou um 15/30, confirmou no sufoco e fechou com erro de Gomez na segunda chance após boa cruzada de backhand. Ele vibrou muito, soltou palavrões. Alívio pela vitória e por evitar uma derrota em partida aparentemente fácil.
*LANCEPRESS