A programação do segundo dia do Beiramar Fashion Trends teve um início repleto de insights e informações e com a fala da jornalista de moda Mônica Salgado. A comunicadora com mais de 26 anos de carreira é conhecida por sua atuação nas maiores revistas de moda do Brasil, onde transformou a maneira de comunicar sobre estilo e comportamento no país.

Continua depois da publicidade

Momentos antes do talk, Mônica participou de uma coletiva em que respondeu algumas perguntas da imprensa e de influenciadores ali presentes. A conversa foi pautada nas opiniões e conselhos da jornalista sobre as transformações da moda e sobre o futuro do profissional de moda nesse cenário.

Entre os assuntos, o tema das mídias sociais digitais surgiu. A presença da jornalista nesse meio é marcada pela vida real, mostrada através de conteúdos que vão além da moda, expondo pensamentos reais e o dia a dia sem filtros. Para ela, o sentimento de identificação entre os seguidores e o influencer é essencial.

Questionada por suas referências e influências, Mônica citou a empresária Costanza Pascolato, com seu modo de enxergar a moda dentro de um contexto que ultrapassa a questão da vestimenta, e a redatora da revista Vogue Anna Wintour, responsável por transformar a noção de comportamento e da moda com seu trabalho.

Ao ser perguntada sobre as perspectivas do jornalismo de moda, a comunicadora destacou a importância de estar sempre atualizado: “Cerquem-se de pessoas jovens!”. Para ela, ter contato com as gerações mais novas é o que vai aumentar o repertório do profissional. 

Continua depois da publicidade

Já no palco do vão central do Beiramar Shopping, Mônica falou com o público sobre as mulheres icônicas da moda, figuras que foram pioneiras com suas criações e lifestyle, exaltando a originalidade delas e o legado que permanece até hoje.

Em uma retrospectiva em formato descontraído, os espectadores foram despertados para um outro lado da moda, aquele que influencia comportamentos de uma era e serve como meio de expressão pessoal. Afinal, para Mônica, as roupas são meios de comunicação que carregam mensagens poderosas. 

Insights e estilos na passarela

Na hora seguinte, teve início o primeiro bloco de desfile, representado pela marca Le Lis Blanc. Com uma moda voltada para mulheres que prezam pela elegância em todas as ocasiões, Le Lis apresentou peças que uniram o estilo clássico, com modelagens modernas.

O floral apareceu mais uma vez em diversos looks, em uma estamparia suave com desenhos  aquarelados. Muitas vezes essa  estampas foi combinada com peças em cores sóbrias, gerando equilíbrio no visual das modelos. Essa proposta demonstra que os motivos florais serão, de fato, uma tendência consagrada para o verão 2025. 

Continua depois da publicidade

Outro ponto a se ressaltar é a escolha das cores na coleção, que sugeriu o yellow butter e o pastel blue como grande aposta para a temporada que está por vir. Essa escolha não foi por acaso e vem de uma análise das macrotendências que farão parte de coleções em todo mundo.

Foto: Laura Simiano

A moda masculina apresentou suas novidades no segundo bloco, com a marca Foxton, em uma coleção que teve como conceito central o recomeço e o despertar para as novas possibilidades.

Seguindo essa ideia, a seleção dos looks sugeriu um estilo clássico repaginado, a partir de peças estilo alfaiataria, feitas em materiais confortáveis, o que evoca um visual despojado e muito mais versátil. A tendência das cores sóbrias e neutras tomaram conta dos looks, trazendo maior praticidade.

A protagonista do desfile foi a matéria prima das roupas, que une o linho às fibras de viscose e de elastano. O tecido originado dessa mistura ainda passa por beneficiamentos, que resultam em um produto final tecnológico, com diversas vantagens para o consumidor. Para a Foxton, o verão 2025 será moldado pela união do convencional com inovações incríveis.

Continua depois da publicidade

Foto: Laura Simiano

A terceira loja a desfilar foi a Carmen Steffens, apresentando uma coleção que incluiu roupas, sapatos e bolsas. Os elementos predominantes nos looks da marca foram a renda, os vazados e a aplicação de franjas em peças leves e fluidas. Na questão das cores, observou-se a dominância do monocromático na passarela em conjuntos combinados com bolsas e sapatos.

Inspirados nas tendências observadas nas marcas de acessórios, o brilho do cravejado apareceu nos detalhes das roupas, como em alças e decote, e nos sapatos.

Para prestigiar o momento, esteve presente no evento o diretor de marketing da marca, Gabriel Spaniol.

Foto: Laura Simiano

Em seguida, a marca Colcci inovou ao fazer um desfile que uniu homens e mulheres na passarela. Além disso, a coleção trouxe uma variedade de formas, tecidos, cores e volumes, buscando abranger um público diversificado. Na apresentação na passarela, o maior diferencial esteve nos visuais all jeans, em uma linha protagonizada por Gisele Bündchen.

Continua depois da publicidade

Foto: Laura Simiano

Para fechar a noite, desfilaram no último bloco as marcas NV, Luiza Barcelos e Vivara, que se reuniram para montar produções diversificadas, misturando texturas e propostas únicas a cada look.

As marcas NV e Luiza Barcelos incrementaram no visual das modelos os sapatos criados em colaboração. Como resultado, o que se observou foram sapatos minimalistas, em um mix com estilos variados. O público que está acompanhando o Beiramar Fashion Trends já percebeu que o modelo predominante não tinha como ser outro: sandálias abertas, com salto ou não e em cores neutras, o tornando mais versátil para o dia a dia.

Na categoria acessórios, a Vivara mostrou peças delicadas e minimalistas, com dominância do cravejado em muitos looks.

Foto: Laura Simiano

Inovações na moda

O Beiramar Fashion Trends chegou à segunda noite de desfiles e apresentações com uma programação envolvente e inspiradora. Isso porque, além da criatividade de cada nova coleção, hoje o público teve a oportunidade de conhecer um pouco mais da história das mulheres que marcaram a moda, através do olhar e conhecimento de Mônica Salgado.

Continua depois da publicidade

No último dia 20, as tendências desfiladas reafirmaram demandas mundiais para a moda, como o conforto, a versatilidade e o apelo à natureza, através das estampas e da matéria prima usada nas coleções desfiladas.

No quesito da produção em beauty e hair, que se viu ontem foram olhares mais marcados e cabelos estavam amarrados em penteados que valorizam a naturalidade de cada um, com muita elegância. Tanto beleza como cabelo, foram assinados por Bressan cabeleireiros.

O público que não pôde comparecer no Beiramar Shopping, contou com a transmissão online da NSC Total e no Instagram do mall, democratizando ainda mais o acesso à moda.

Programação

O Beiramar Fashion Trends continua até o dia 22 de setembro com uma programação exclusiva e repleta de criatividade e de tendências para a próxima estação.

Continua depois da publicidade

Confira a programação de sábado e aproveite.

Hoje, 21 de setembro

16h – Desfiles:

  • BB Básico
  • Bibi
  • Milon
  • Tiptop
  • Puket

19h – Desfiles:

  • CK Jeans
  • Melissa, Youcom e Sunglasshut
  • Uomo
  • Track & Field
  • Cia Marítima