O Beiramar Fashion Trends abriu a edição de 2024 de maneira surpreendente. Logo ao chegar no vão central do Beiramar Shopping, o público se deparou com uma organização de cadeiras inusitada para apreciar o desfile. Isso porque não havia fileiras de assentos virados a um palco, mas sim uma distribuição orgânica, que abria espaço para um caminho naquele ambiente.

Continua depois da publicidade

Mais tarde os espectadores notaram que esse caminho era na verdade a passarela do evento. Ali os modelos ficaram ao alcance do público, que pôde visualizar de perto cada uma das criações apresentadas na noite desta quinta-feira (19). A inovação tem a ver com a tendência de aproximar a moda do público, a tornando mais acessível e palpável para as pessoas.

Outra macrotendência percebida neste primeiro dia de programação foi a sustentabilidade e o apreço pela natureza. O que foi visto, inclusive, na ambientação do entorno da passarela: um conjunto de plantas tropicais que fez lembrar a floresta nacional.

(Foto: Laura Simiano)

Sobre as tendências nas coleções

Às 19h, o primeiro bloco abriu a noite de desfiles apresentando as marcas Tida, Uza e Gitá. Essa combinação deu origem à produções que esbanjaram o estilo fashionista revelando o que há de mais atual na moda.

Continua depois da publicidade

Em um casting de modelos com diferentes faixas etárias, predominaram os looks feitos em tecidos leves, com transparência e fluidez, sendo em cores neutras, como bege e o branco, ou em tonalidades pastéis. A renda, tendência observada em fashion weeks pelo mundo todo, marcou presença na abertura do evento.

Essa delicadeza também foi percebida em um elemento que esteve em evidência durante todo o desfile: a estética floral, que estampou algumas das saias e vestidos, e foi um adereço para as modelos, que carregaram flores em suas bolsas, reafirmando a tendência.

Os sapatos trouxeram um contraste em relação às roupas, porque a maioria dos calçados possuem brilho e cores metalizadas. No entanto, o estilo dos modelos eram sandálias e sapatos fechados baixos, ou com um pequeno salto quadrado, oferecendo às mulheres mais conforto e praticidade no dia a dia.

No quesito acessórios, o que mais apareceu foram peças cravejadas e peças em estilo bold na cor dourada, principalmente os braceletes, que são uma aposta certeira para o verão 2025. Os colares em formato de corrente imponentes, também embelezam muitos dos looks. Além disso, as bolsas com diferentes formatos deram um ar descontraído para as produções, mostrando que a moda para a próxima temporada terá uma pitada a mais de diversão. 

Continua depois da publicidade

(Foto: Laura Simiano)

Após o público ser envolvido em uma experiência musical promovida durante o intervalo entre os desfiles, agora era a vez da moda masculina entrar em cena. As marcas que desfilaram suas produções neste bloco foram Aramis e Gitá Montblanc.

Os looks mostraram ao público as tendências de moda para um homem prático. Em cores sóbrias, as roupas desfiladas variaram do casual ao formal, prezando pela versatilidade e o conforto a cada combinação, aspectos que vão tomar conta da moda no verão 2025.

Gitá Montblanc apresentou relógios e outras peças clássicas feitas em couro, como bolsas, malas e mochilas em estilos atemporais, mas que sugere um lifestyle de que o homem moderno deve estar preparado para tudo.

(Foto: Laura Simiano)

Voltando às tendências da moda feminina, o quarto bloco reuniu as marcas Schmidt Pedras, Shoulder e Santa Lolla em uma mistura que originou produções versáteis para usar do trabalho ao happy hour, sempre com muito estilo e funcionalidade.

Continua depois da publicidade

A estética apresentada nesta coleção, foi inspirada pela tendência crescente do Quiet Luxury, ou seja, uma moda elegante e que preza pela qualidade e durabilidade das roupas, em uma aparência minimalista e sem extravagância. 

Nas roupas, os vestidos fluidos estampados com desenhos abstratos tiveram destaque. Os tecidos apresentados possuíam diferentes texturas, uma vez que foram confeccionados em diferentes materiais, mas utilizados em uma mesma coleção, criando efeitos únicos que serão explorados nas próximas estações.

Os acessórios seguiram o estilo maxi e foram feitos em formas orgânicas com superfície cravejada, o que equilibrou com o visual básico das roupas. As propostas de bolsas sugeriam cores atemporais, como o marrom e o preto, demonstrando uma alta da tendência da atemporalidade e versatilidade na moda.

(Foto: Laura Simiano)

O bloco 4 foi o momento da loja Reserva desfilar suas produções. Com um mix de produtos variados, a marca propôs looks completos, que foram desde a camiseta até os acessórios. Para o visual, a Reserva trouxe cores e retomou a clássica estampa listrada para suas peças. 

Continua depois da publicidade

Também foi apresentado ao público as novidades em sapatos, principalmente modelos estilo sport e casual, evocando a moda streetwear feita para homens práticos e que, mesmo assim, se importam com o que vestem.