A Beija-Flor é a campeã do Carnaval carioca de 2015. A agremiação somou 259,90 pontos, contra 259,50 da Salgueiro, segunda colocado. Na sequência vieram Portela e Unidos da Tijuca, ambas com 259,10 e, depois, Grande Rio, com 259,00. A Viradouro foi a escola de samba que caiu do Grupo Especial e irá voltar a desfilar em 2016 no Grupo A.
Continua depois da publicidade
Saiba como funciona o julgamento das escolas de samba do Rio
Confira como foi a cobertura ao vivo
Com o enredo Um Griô Conta a História: um Olhar sobre a África e o Despontar da Guiné Equatorial. Caminhemos sobre a Trilha de Nossa Felicidade, a Beija-Flor mostrou a habitual opulência na avenida, com carros alegóricos impressionantes pelas dimensões e perfeição. Este é o 13º título da escola de Nilópolis, que teria recebido R$ 10 milhões da ditadura da Guiné Equatorial para adotar o tema – nenhuma das partes confirma o valor.
Folia da zoeira: os melhores memes dos desfiles de Carnaval
Continua depois da publicidade
Uma série de símbolos da cultura do país africano foi mostrada na Marquês de Sapucaí, como os griôs, anciãos da África Ocidental que tinham a responsabilidade de estudar e reproduzir os saberes do povo. A colonização europeia e a escravidão foram outros temas abordados pela escola, que encerrou o desfile destacando os laços culturais entre a Guiné Equatorial e o Brasil.
Veja fotos do desfile da escola:
Porto Alegre: Imperadores do Samba conquista seu 20º título
*Zero Hora e Agências