Bebês do Centro de Educação Infantil Rosete Palmeira Silva, de Itajaí, têm um novo jeito de relaxar na hora do soninho: recebem massagem, ao som de MPB e música clássica. O projeto experimental foi desenvolvido pela professora Milena da Silva, para acalmar os pequerruchos e valorizar a importância do toque. A meninada, é claro, adora o carinho.
Continua depois da publicidade
A atividade experimental é privilégio das crianças do maternal, que têm entre dois e três anos. Para facilitar o relaxamento a sala, climatizada, fica fresquinha. As luzes são reduzidas e a barulheira dos parquinhos dá lugar à música, que enche a sala de tranquilidade.
As mãos das professoras deslizam pelos pezinhos, pelas costas, e como um passo de mágica os bebês, geralmente tão agitados, se acalmam. Fecham os olhinhos, e alguns chegam a dormir.
A professora Milena diz que a massagem ajuda os pequenos a alcançar a sensação de conforto e acolhimento _ algo muito importante para crianças que, em sua maioria, passam o dia todo na creche, longe da mãe.
Para a diretora da creche, Josiane Muller, o importante é fazer do momento de descanso das crianças não apenas a hora de deitar e dormir, mas de efetivamente relaxar o corpinho. Inovações como essa são estimuladas pela Secretaria de Educação de Itajaí.
Continua depois da publicidade