O número de casos graves de Covid-19 que ocuparam leitos de UTI em Santa Catarina tem diminuído progressivamente desde julho. As informações são de uma análise feita do Painel do Coronavírus do NSC Total entre 21 de julho e esta quarta-feira (21). No entanto, conforme a estatísta entre adultos diminui, a de bebês e crianças internadas continua a mesma, e representa atualmente um terço dos casos graves no Estado. 

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Dos 20 internados na UTI por Covid-19 em Santa Catarina nesta quarta-feira (21), seis eram crianças. Na última quarta (14), as crianças eram metade dos oito casos e na sexta (16), eram sete dos nove em estado grave. 

De acordo com o Inforgripe, boletim semanal da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) publicado nesta quarta (21), Florianópolis está entre as cinco capitais do Brasil tendência de aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) entre crianças e adolescentes. A entidade reuniu dados até o último sábado (17).

Em 31 de agosto, o superintendente da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado, Eduardo Macário, alertou que a baixa vacinação de crianças, principalmente entre as menores de cinco anos de idade, que segundo ele, estão entre os públicos mais vulneráveis à doença.

Continua depois da publicidade

Butantan entrega um milhão de doses de CoronaVac para vacinar crianças

Na época, apenas 12.879 crianças de três a quatro anos tinham recebido a primeira dose contra a Covid-19 em SC. Nesta quarta (21), o número registrado nessa faixa etária foi de 15.404. Segundo dados do próprio Estado, cerca de 200 mil crianças desta idade devem ser imunizadas, Isso significa que, na contramão da ocupação nas UTIs, os pequenos vacinados representam apenas 7,7% do esperado. 

Mais de 10 cidades de SC não vacinaram crianças de 3 e 4 anos em três meses

Segundo a Secretaria de Saúde, desde o início da pandemia até esta segunda-feira (19), 204 crianças entre 3 e 4 anos de idade foram internadas na UTI por Covid. No mesmo período, seis delas morreram. 

Em comparação com a hospitalização entre bebês menores de 3 anos, o número é 406% maior. Isso porque, desde março de 2020, 1.084 bebês foram internados na UTI por Covid e destas, 40 morreram. Essa é uma faixa etária cuja a vacinação no Brasil ainda é avaliada. Mas na última sexta-feira (16), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da vacina Comirnaty, da Pfizer, para imunização contra Covid-19 em crianças entre 6 meses e 4 anos de idade. Com a autorização, falta apenas o Ministério da Saúde definir o calendário para iniciar a vacinação.

Vídeo explica quatro pontos que explicam o surto de doenças respiratórias em crianças

Leia também

Menino de 11 anos morre após mordida de rato em SC; município investiga outros casos

Continua depois da publicidade

SC lidera casos de varíola dos macacos na região sul do país

Falta de energia prejudica atendimento no Hospital Universitário de Florianópolis