Confesso: nunca fui fã de água e acho que deve ser “herança de família” – cresci vendo a “turma lá de casa” fazendo cara feia para o que deveria ser um hábito. Nada que a gente não cresça e aprenda, nem que seja na “marra”. Foi assim que aprendi! De tanto sofrer com meu intestino e fazer reportagens sobre o assunto, acabei descobrindo que manter uma garrafinha de água sempre por perto faz uma diferença e tanto na minha saúde – ainda mais em dias como estes, onde parecemos estar numa estufa, de tão quentes. Haja hidratação pra encarar sensações de calor que beiram os 50 graus pelo Estado. Se você é dos que costuma “esquecer” de beber água, faça um esforço. “Nem que seja preciso colocar o despertador no celular, pra lembrar de vez em quando”, diz o médico Fábio Nasri. “Devemos beber um mínimo de oito a dez copos de líquidos por dia, de preferência água. Quem pratica atividades físicas precisa consumir mais”, recomenda Dr. Fábio. Ele conta que uma forma de monitorar a hidratação adequada é verificar a cor de sua urina: quanto mais clara, melhor. E reforça: “não espere a sede chegar. Lembre-se que sem água o corpo reduz a distribuição de nutrientes, o organismo acumula toxinas e os rins ficam sobrecarregados. Sem falar que o metabolismo fica mais lento e o cérebro também”. Beber água é como respirar: não pode existir o “não gostar”.
Continua depois da publicidade
Alerta para vovôs e vovós!
Trago aqui mais um alerta especial dos médicos, agora para os mais velhos: “O simples hábito de tomar água com regularidade pode salvar idosos da morte no calor intenso. É que a sensação de sede só aparece neles quando estão mais desidratados”, explica o Doutor Fábio Nasri. “Com menos água no corpo, o sangue tende a ficar mais grosso, aumentando o risco de problemas circulatórios. Isso pode prejudicar o coração, causar um infarto ou um acidente vascular cerebral”, conta. E tem mais: “o perigo é maior para quem tem diabetes e hipertensão, pois essas doenças debilitam alguns órgãos internos, como os rins, que podem parar de funcionar quando o corpo está desidratado”. Conhece alguém com mais idade? Repasse a informação: A saúde agradece!
Programe-se!!!
Continua depois da publicidade
Se você tem a oportunidade de tirar férias ou folga nesta época do ano, aqui vai a dica: o Sesc está promovendo passeios de verão, de final de semana, esporte, brincadeiras para a criançada, teatro, música e cinema. Informe-se numa unidade mais próxima ou no www.sesc-sc.com.br.